Fonte de Luz / Mensagens de fé e esperança com a Irmã Pastorinha Albina Bosio

O evangelho desta segunda-feira, Lucas 7, 1_10, nos revela a fé de um pagão, a confiança no poder de Jesus e o cuidado com a vida. Ele tem um empregado doente, mas sente_se indigno de ir ao encontro de Jesus, e de recebê-lo em sua casa, envia então servos, e amigos para dizer que Jesus pode cura_lo a distância. Jesus se admira, elogia, diz que não encontrou tamanha fé em Israel. E vendo a fé daquele homem, cura o empregado, mesmo a distancia. Creio Senhor, mas aumente a minha fé. Desejo uma boa semana, com as bênçãos de Deus.

O evangelho de hoje, Mateus 24, 42_51, é um convite à vigilância:”Ficai atentos! Porque não sabeis em que dia o senhor virá. … ficais preparados!’.
Isto é, viver em sintonia com a palavra de Deus.
Fidelidade, prudência, vigilância deve ser a marca do discípulo de Jesus.
A cada dia o senhor nos mostra algo novo para ser vivenciado, nos revela a sua presença através de inspirações internas, através das pessoas, dos fatos, da natureza.
Precisamos estar em sintonia com Ele para perceber a sua presença.
Que o senhor sempre possa nos encontrar preparados, vigilantes, vivendo a sua Palavra.
Desejo um dia abençoado.

O Evangelho de hoje Mt 25,1-13 Jesus nos faz compreender, através da parábola das cinco jovens previdentes e das cinco imprevidentes, que há muitos que querem participar da festa do Reino de Deus, mas que não se preparam durante a vida. Para manter a lâmpada acesa é necessário dar espaço para a oração, fazer o bem, com gestos de amor e serviço. Quem vive cultivando a vida de oração, realizando gestos em favor dos que necessitam estão amimentando a lâmpada da fé. Quando chega o Cristo o Esposo da humanidade, estão prontos para entrar com Ele na festa do Reino, mas quem foi se esquecendo de fazer o bem para os outros, e só pensou em si, vai encontrar a porta fechada. Que Maria é os santos nos ajudem a sermos presidentes, preparando-nos para a grande festa. Um abençoado dia.

Hoje celebramos a memória do martírio de João Batista, e o evangelho de Mc 6,17-29, nos coloca o motivo que Herodes mandou matá-lo. João Batista havia denunciado Herodes que casara com a esposa de seu irmão, e por vingança, Herodiades pede a cabeça de João Batista.
O texto diz que Herodes ficou triste, porque ele gostava de ouvir João Batista, embora ficava embaraçado quando o escutava. A verdade o machucava .
Mas Herodes não teve a coragem de optar pela verdade, de mudar de vida, e se deixa levar pela leviandade, pelo prazer, pelo status.
Temos outro personagem forte no texto, Herodiades. O mesmo diz que ela odiava João Batista. O ódio é capaz de tudo, foi capaz de matar.
O que o texto nos ensina:
_ que pensamentos eu cultivo: pensamentos que geram vida ou que geram morte;
_ diante dos apelos que a Palavra de Deus nos faz, sou capaz de mudar de vida, ou me deixo levar pelo que é mais fácil, mais prazeroso?
Que João Batista nos ajude a viver a verdade o amor, a lealdade, a fidelidade. Boa semana.

No evangelho de hoje, Lc. 4,31-37, encontramos Jesus que “desce” a uma cidade onde continua ensinando aos sábados. Os ouvintes, admirados O escutavam. Porém uma voz ameaçada se fez sentir “…vieste nos destruir?” Jesus reaje, ordena que se cale e se retire. Assim aconteceu sem prejudicar o possuido mesmo jogando-o por terra.
Na hora exata, Jesus que escuta, socorre e liberta.
Ele faz bem todas as coisas: desce até a nossa realidade e nos liberta do que nos oprime, não quando nós o desejamos mas quando é a melhor hora, a Sua hora.
Ao invocá-lo certamente sempre somos atendidos: mesmo se não como, quando e onde queremos mas sempre para o nosso bem. Para o melhor. Confiemos e tenhamos uma abençoada semana.

No evangelho de hoje, Lc.4,38-44, encontramos os inícios da atividade pública de Jesus com a cura da sogra de Pedro e ao cair da tarde, outras tantas curas com a imposição das mãos sobre cada um dos enfermos. Os demonios o reconheciam como Filho de Deus porém Jesus os mandava calar. Seus feitos tinham e tem o objetivo de dispor as pessoas ao serviço como aconteceu com a sogra de Pedro. Não para fazer publicidade. Pensemos na doferemça entre o reconhecimento de Pedro da divindade de Jesus:”Tu es o Filho de Deus” e o reconhecimemto do mesmo fato pelos demonios…
Portanto, mais que reconhecer Jesus importa entregar-se a Ele. Colocar-se a serviço como a sogra de Pedro e entregar a vida como ele, apesar de todas as suas fragilidades até o ponto de negar o Mestre. O essencial é recomeçar sempre.

Com gratidão a Deus estamos iniciando o mês de setembro, mês dedicado a Bíblia, e o Evangelho deste dia, Lucas 5,1_11, fala da importância e da força da Palavra de Deus na nossa vida.
O texto nos diz que Jesus está a margem do lago e lá havia também os pescadores.
Muita gente se aproxima para ouvir a palavra de Deus. Jesus ensina e mostra a força da Palavra de Deus. Quando acaba de falar, se dirige a Simão e pede para ele lançar as redes nas águas mais profundas. Simão Pedro, com simplicidade, diz que trabalhou a noite inteira e não pescaram nada, mas em atenção a palavra do Mestre Jesus, lança as redes. E grande foi a surpresa: a pesca foi abundante.
Simão reconhece a força da Palavra de Jesus, e se reconhece, também, um homem frágil e pecador, e Jesus lhe dá a missão, a missão de ser anunciador dessa Palavra.
Quando nos colocamos com gênerosidade no seguimento a Jesus, Ele realiza maravilhas em nós!
O convite é para nos lançarmos a águas mais profundas, isto é, deixar que a Palavra de Deus vá transformando aquelas atitudes que não favorecem a viver o mandato do Amor, e a sermos anunciadores da Palavra.
Que o Senhor nos ajude a valorizar cada vez mais a Palavra de Deus.

No Evangelho de hoje Lc 5, 33-39, os fariseus e doutores da Lei, fazem uma acusação a Jesus, pois sua pequena e nova comunidade, de discípulos não praticava o jejum. Como haveriam de jejuar se estão com o Messias (o noivo) presente? Na verdade Jesus, (o noivo) veio trazer a novidade do mandamento do amor, o vinho novo da alegria que é a presença de Jesus. Ele veio trazer vida em plenitude. O jejum é importante para a espera do Senhor, para preparar sua chegada, mas o Senhor está com eles. A imagem esponsal indica a relação de intimidade que Jesus deseja com cada pessoa. O que ele nos pede não é tanto praticar normas e preceitos. O mais importante que ele deseja è o amor a Desus e aos irmãos. Hoje primeira sexta feira do mês abramo-nos ao amor sem medida do Sagrado Coração de Jesus. Desejo um dia muito abençoado.

O Evangelho deste sábado Lc 6,1-5 nos faz notar o quanto Jesus valoriza as pessoas, o quanto é humano, e se importa com a situação que as pessoas vivem. Jesus é novamente acusado por não observar o sábado. Jesus defende os seus discípulos, que apanharam espigas de trigo, e as debulharam na mão para comer, pois estavam com fome. Para ter o que o que comer Jesus não se importa que não se cumpra uma lei. A pessoa é mais importante para ele. A lei deve estar a serviço das pessoas e não o contrário. O que Jesus nos pede é de crescer em humanidade, ser sensíveis às necessidades dos outros. Que Maria Mãe do Bom Pastor, cuja memória celebramos hoje, nos ajude a crescer em humanidade Abençoado sábado.

No Evangelho de hoje, Lc 6,6-11, Jesus está na sinagoga para ensinar. Era sábado. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. Ter a mão direta seca significava estar impossibilitado de fazer o bem, de certa forma se torna dependente. Havia também os mestres da Lei que estavam observando, queriam ver se Jesus curava em dia de sábado , pois a lei não permitia. Eles queriam um motivos para acusá-lo. Jesus quer devolver ao homem a possibilidade de fazer o bem, de agir livremente. Coloca-o no centro e pergunta: é possível fazer o bem ou o mal no sábado? Jesus cura o homem, mostrando a todos que a vida, o bem está em primeiro lugar.
_ Ser cristão significa não excluir ninguém.
_ O bem deve ser uma realidade a todo momento.
_ A dignidade do ser humano deve estar em primeiro lugar.
Desejo uma semana muito abençoada.

 

No evangelho de hoje, Lc. 6, 12-19, outra vez encontramos Jesus que se retira, vai à montanha, para rezar. Aí passa a noite toda. E quando a noite passa, faz uma escolha essencial em sua missão. Escolhe aqueles que na gratuidade total devem alicerçar a proposta do Reino, seguir os passos do Mestre, acolhendo o Novo Mandamento do amor: COMO ELE NOS AMOU…
Juntos seguiram a missão. E toda a multidão procurava tocar em Jesus porque dele saia uma força sanadora.
Perguntemo-nos: nas minhas “noites”, o que faço? Espero amanhecer para fazer escolhas importantes?Permito ao Senhor que me escolha? Desejo um abençoado dia.

O Evangelho de hoje, Lc. 6, 20-26, é continuação direta daquele de ontem.
Tendo escolhido seus discípulos após uma noite de oração, Jesus apresenta a eles, à multidão reunida e a cada um de nós um programa de vida ou melhor: o único programa que realmente corresponde ao projeto do Pai. Amar COMO Ele nos amou e ama. As bem aventuranças apresentadas pelo Mestre são a grande meta à qual todos devemos aspirar. Não por obrigação ou com medo mas confiantes na SUA graça na alegria e na abertura do coração para com todos. Sem esclusão.
Perguntemo-nos hoje: nas minhas noites, busco luzes na oração e no discernimento? Nas escolhas, tenho presente o espírito das Bem-aventuranças? Como posso colaborar para que o Brasil viva e desfrute a “independencia” conforme o Evangelho?
Abençoado dia da Pátria.

Celebremos com alegria o nascimento da Virgem Maria. Deus se serviu dela para enviar ao mundo Filho Amado, e nos mostrar o caminho do Amor.
O Evangelho deste dia, Mateus 1,18_23, nos coloca a origem de Jesus. Maria estava noiva, prometida em casamento com José.
A vontade de Deus revelada através do anjo, o mensageiro de Deus, faz com que eles mudem seus planos. Mesmo contrariando seus projetos, José confia e aceita ser o pai adotivo de Jesus.
A vontade de Deus se revela a nós de muitas maneiras: através de sua Palavra,

dos fatos, acontecimentos, dos pensamentos, sentimentos, etc.
Mas para saber discernir se é vontade de Deus, precisamos cultivar a relação pessoal com Ele, tirar tempo para oração, para confrontar nossa vida, nosso sentimentos, pensamentos com os valores do Evangelho.
Que José e Maria nos ajude nesse caminho de seguimento a Jesus.

No Evangelho de hoje, Lc 6,39-43, Jesus continua ensinando através de parábolas. Ele disse que um cego não pode guiar outro cego. Antes de ensinar aos outros precisamos viver ou ao menos esforçar-se para viver o que queremos ensinar. Quem ensina o que vive, segundo o evangelho, seu ensinamento tem força de transformação. O mesmo acontece para quem quer corrigir os erros dos outros, mas não enxerga os seus. Antes é preciso reconhecer os próprios erros e defeitos. Só depois, com muita humildade se pode corrigir o erro dos outros. Jesus sabe que temos facilidade de ver os erros dos outros e dificuldade de perceber os nossos. É por isso que com muita sabedoria nos adverte, e se lhe pedimos nos ajuda. Desejo um abençoado dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *