Mensagens do Evangelho / com a irmã pastorinha Albina Bosio

No evangelho de hoje, João 1, 46-51 encontramos o Apóstolo S. Bartolomeu conhecido também como Natanael e cuja memória celebramos neste dia. Foi Filipe que o conduziu a Jesus relatando sua experiencia pessoal onde simplesmente afirmou: encontramos…Jesus de Nazaré, o Esperado pelas nações. Intetessante é que Natanael não embarca na primeira mas questiona. No entanto, Jesus ao encontrá-lo o exalta pela sua autenticidade. Recordemos que Maria na anunciação também questionou.
Assim, nossa opção pelo Reino e nossa entrega deve ser um ato livre, refletido, consciente e constante. Impossível seguir Jesus só porque fomos batizados um dia ou porque nossos pais nos mandaram a catequese.
Escutemos também nós o convite: venha e veja. Encontrado o Mestre, anunciemos o que Vimos e ouvimos. Assim teremos um Bom e abençoado dia!

 

Celebramos hoje a memória de Santa Rosa de Lima, primeira Santa do nosso continemte e padroeira da América Latina. O Evangelho deste dia, Mt. 13, 44-46 ilumina esta grande santa que na sua entrega radical soube “esconder “o tesouro encontrado entregando tudo por causa do Reino. Passou sua vida buscando as pérolas preciosas da vontade de Deus em tudo. Vamos pedir a ela que interceda por nós e pelo nosso povo para dedicar-nos com coragem e perseverança ao cuidado da vida, sem excluir ninguém, como Santa Rosa. Este é o grande tesouro.

Celebramos hoje, Maria como Rainha. Rainha porque é a Mãe de Cristo, o Rei. É Rainha porque supera todas as criaturas em santidade. É Rainha por sua fidelidade a Deus.
O Evangelho de hoje, Lucas 1,26-38 nos chama atenção três aspectos:
_ a fé de Maria que não questiona a vontade de Deus, transmitido pelo anjo;
_ o conteúdo da mensagem do anjo;
_ e a obediência expressa na resposta de Maria; “Eis a serva do Senhor, faça_se em mim segundo a tua palavra”.
Maria recebeu o dom da divina maternidade porque teve fé, e pela fé é bem-aventurada.
Maria do SIM, ensina_nos a dizer sempre sim à vontade de Deus. Boa semana.

 

No Evangelho deste sábado, Jesus dá vários ensinamentos: Faz uma crítica aos doutores da Lei e todos os que querem ensinar aos outros, mas que não vivem o que ensinam. Critica ainda quem é vaidoso; que quer aparecer praticante, mas na verdade não é; Aquele que faz as coisas só para ser visto. Faz um convite à humildade. Não querer ser chamado de mestre, de guia, pois Jesus é o único guia e mestre. Entre nós precisamos nos considerar irmãos, cada um com seus dons, com suas responsabilidades, mas sem competição. Somos irmãos que trabalham pela mesma causa. E diz ainda que o maior entre vós deve ser aquele que serve. Conclue dizendo: “Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”. Que Maria nos acompanhe no seguimento humilde de Jesus. Um abençoado sábado.

O Evangelho deste dia Mt 22,34-40, Fala do mandamento do amor. Por que Jesus insiste tanto sobre o mandamento do amor a Deus e ao próximo? 1. Por sua importância. Quem ama a Deus e ao próximo está cumprindo toda a Lei e os Profetas.
2. Jesus volta seguidamente sobre este mandamento porque percebeu a dificuldade que seus seguidores tinham de viver o mandamento do amor. Ele quer que fique bem claro para nós que o mais importante de tudo é viver amor. Somos chamados (as) a viver e fazer tudo tendo a marca do amor. O que não tem esta marca fica sem valor.
Que os Santos nossos amigos, nos ajudem a viver o amor. Desejo um dia muito abençoado.

Mateus 22,1_14. Jesus continua falando sobre o Reino de Deus. Ele compara ao Reino dos Céus com a história de um rei que preparou uma festa de casamento de seu filho. Os convidados deram várias desculpas, e não compareceram.
O rei pediu então para ir convidar todos que encontrassem no caminho. A sala de festas ficou cheia.
A imagem do casamento expressa a aliança de Deus como seu povo Deus é sempre fiel e quer manter o vínculo de amor, mas o povo não correspondeu. Jesus é a expressão plena do amor de Deus.
O convite é feito a todos, mas para participar do banquete do Reino de Deus, implica mudança de vida, exige ir assimilando um estilo e mentalidade que condizem com o projeto de Deus. Que o Senhor nos ilumine neste caminho de conversão.

 

O Evangelho de hoje, Mt. 20, 1-16, relativamente extenso, apresenta Jesus que compara o Reino com uma história intrigante:
Há quem trabalha o dia todo, outros, algumas horas e ainda, tem alguém que se integra ao grupo na última hora. Na hora do pagamento porém, todos recebem o mesmo. A quantia que foi concordado com os primeiros. Os demais se agregaram sem saber o que lhes cabería. Frente á insarisfação dos primeiros, a resposta é a liberdade do patrão e a coerencia com o que foi combinado.
Por que o descontento se receberam o combinado? Simplesmente porque se sentiram os primeiros e por isso, com direito de privilégios. Na família, mais que direitos, são as necessidades que devem pautar nossas relações. Cada qual, a seu tempo, exercendo sua missão e vivendo sua vocação. Desejo um abençoado dia.

 

No evangelho de hoje, Mateus 19,16_22, alguém se aproxima de Jesus com boas intenções, almejando algo maior, a vida eterna. Jesus disse que deve observar os mandamentos, e o diálogo continua.
O jovem parece bem disposto no caminho de seguimento a Jesus, porém, quando Jesus lhe disse que deve se desapegar dos bens, ele vai embora cheio de tristeza, diz o texto.
Conhecer os mandamentos é muito importante, porém o seguimento a Jesus implica radicalidade. Os bens são importantes, mas Jesus deve estar em primeiro lugar. Ele é o bem maior!
Nesta semana da família, rezemos pelas nossas famílias, que Deus tenha espaço na vida de cada um. Que o lar seja reflexo da família de Nazaré.

 

No evangelho de Mateus 19,3_12, diante da pergunta dos fariseus, Jesus aproveita para colocar o valor do Sacramento do matrimônio. Ele é indissolúvel: “O que Deus uniu, o homem não separa”
É um caminho de santidade, quando vivido na doação, compreensão, na sinceridade, paciência, complementariedade, na fidelidade, na tolerância, isto é, na vivência do amor.
Um coração duro destrói o amor.
Que o Senhor ajude os casais a viver e testemunhar o amor verdadeiro, a construir lares que possam ser celeiro de vocações, quem sabe também, para vida sacerdotal e religiosa.
Tenhamos um dia abençoado.

 

O Evangelho de hoje Mt 18,21-19,1, nos convida a refletir sobre a necessidade de perdoar. Pedro pergunta para Jesus quantas vezes temos que perdoar se alguém alguém nos ofende. Até sete vezes? Jesus responde que precisamos perdoar setenta vezes sete, isto é, sempre. E Jesus conta uma parábola para nos mostrar que se nós não perdoamos o Senhor também não nos perdoará. Também no Pai nosso rezamos: perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem os ofendeu. Jesus está sempre pronto a nos perdoar. Ele perdoou até o fim. Na cruz perdoou àqueles que o estavam crucificando. A grandeza de uma pessoa se manifesta na sua capacidade de perdoar. Esta é uma graça que sempre precisamos pedir , nem sempre é fácil perdoar. Que Santa Clara, que hoje celebramos, interceda junto a Deus, a graça de seu perdão, e o dom de perdoar sem medidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *