Volnei Canônica é o patrono da 30ª Feira do Livro do Colégio São Carlos

O escritor, mediador de leitura, agente cultural, fundador e presidente do Instituto de Leitura Quindim criou o tema da Feira “Ler transborda o Ser”, que ocorre de 10 a 12 de agosto, na escola de Caxias do Sul 

II Volnei Canonica Crédito PatiProduções

 O escritor, mediador de leitura, agente cultural, fundador e presidente do Instituto de Leitura Quindim Volnei Canônica é o Patrono da 30ª Feira do Livro do Colégio São Carlos, de Caxias do Sul. O evento ocorre de 10 a 12 de agosto, na escola.

            Volnei foi convidado para criar o tema da Feira “Ler transborda o Ser”, que traz a perspectiva da leitura no processo de empatia, de se colocar no lugar do outro, ter compaixão e querer compartilhar as maravilhas do mundo.  Ele irá participar também de uma conversa com as famílias dos estudantes, para falar sobre do estimulo à leitura e da obra premiada “Tanta chuva no céu”, de sua autoria, com as ilustrações do artista equatoriano Roger Ycaza, que irá ganhar uma exposição no hall de entrada do colégio.

            “Ser convidado para patrono da Feira do Livro de uma instituição tão querida na nossa cidade é motivo de muita alegria. A escola desempenha um papel fundamental no incentivo à leitura e, como sou um defensor da escola e dos profissionais da educação só posso agradecer essa oportunidade de estar junto aos alunos, pais e professores. Quero compartilhar minhas andanças pelo Brasil e pelo mundo formando leitores e defendendo políticas públicas que garantam o direito a todos de ter acesso à educação, ao livro, as bibliotecas e espaços culturais”, afirma Volnei.

A da 30ª Feira do Livro do Colégio São Carlos terá o escritor e ilustrador, André Neves, como Autor Homenageado; o educador social, rapper e doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social Chiquinho Divilas, como Personalidade Homenageada; e o artista e defensor da cultura e da infância Lucas Leite será o Ilustrador Convidado, com a personagem Elichat e outros personagens expostos. Os estudantes também conversarão sobre inteligência cultural com psicóloga, especialista em Educação Marta Eberle, além de ouvir histórias com a educadora Aline Luz.

 Saiba mais:  

Volnei Canônica é formado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com especialização em Literatura Infantil e Juvenil também pela UCS, e especialização em Literatura, Arte do Pensamento Contemporâneo pela PUC-RJ. É Presidente do Instituto de Leitura Quindim e ex-diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, do Ministério da Cultura. Coordenou no Instituto C&A de Desenvolvimento Social o programa Prazer em Ler. Foi assessor na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Na Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, assessorou a criação do Programa Permanente de Estímulo à Leitura.

Em 2020, lançou seu primeiro livro para a infância, “Tanta Chuva no Céu”, ilustrado pelo equatoriano Roger Ycaz. A obra recebeu em 2021 o 1º lugar na categoria Literatura Infantil – Prêmio Sylvia Orthof, concedido pela Biblioteca Nacional; em 2020, a Revista Quatro Cinco Um, veículo especializado em literatura, escolheu o livro como um dos 14 melhores lançamentos para a infância e juventude. Em março de 2021, foi anunciado como um dos 13 escolhidos para receber o Selo Distinção Cátedra Unesco de Leitura. A honraria é dada pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC – Rio (iiLer) e pela Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. “Tanta Chuva no Céu” também foi premiado na categoria Ilustrations for the Works for Children and Youth (Ilustração de Livros para Crianças e Jovens), do “Image of the Book”, XIV Concurso Internacional de Ilustração e Design de Livros. A premiação foi realizada na Rússia.  

Divulgação Sabe Caxias:

 

Conheça a Instituto de Leitura Quindim 

O ILQ nasceu como Centro de Leitura Quindim no dia 19 de setembro de 2014. Ele foi declarado de utilidade pública pela Lei Municipal nº 5.861/20 devido ao importante trabalho que realiza ao longo dos 8 anos de existência. O Quindim tem por missão garantir o direito à educação e à cultura, por meio da formação de leitores e da promoção do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas de serviços públicos no Brasil e no Exterior. Desde a criação pelos artistas Roger Mello e Volnei Canônica, o Instituto já realizou mais de 100 ações nacionais e mais de 25 internacionais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *