Gerdau afirma na CIC Caxias que melhorar educação é o maior desafio a ser superado pelo País

Empresário palestrou em mais uma RA da série Histórias Inspiradoras, realizada na segunda-feira (4)

Durante a RA CIC desta segunda-feira (4), a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) recebeu, com a Casa cheia, um dos empresários mais aclamados do País. Jorge Gerdau Johannpeter, que exerceu os cargos de CEO e presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, compartilhou passagens de sua experiência à frente da quarta geração da empresa familiar, que está prestes a completar 121 anos, e também no Movimento Brasil Competitivo (MBC), do qual é o atual presidente do Conselho Superior. Emocionado, afirmou que sentia enorme satisfação em palestrar na cidade “porque, indiscutivelmente, Caxias é a nossa capital do trabalho e do empresariado da Serra”.

O empresário expôs sua visão sobre diferentes temas, mas enfatizou a importância de pontos que considera básicos tanto na vida pessoal como empresarial, que são valores, ética, respeito e cultura. “A cultura de valores deve predominar o ambiente da empresa de cima até o chão de fábrica. Não se chega a 100 anos sem ética e sem valores”, sustentou.

Jorge Gerdau também revelou três frentes que considera importantes para o sucesso de qualquer empresa ou atividade: felicidade de todos os stakeholders, sustentabilidade econômica, social e ambiental e competência técnica, humana e conceitual. “Estes três conceitos, no meu entender, são a essência de como tenho que me posicionar na liderança e na condução de uma empresa. Não pode ter stakeholder insatisfeito, ele estraga o resto também”, alertou.

A importância do benchmark para o aumento da produtividade, a relação entre competitividade e Custo Brasil e participação política também foram assuntos abordados pelo empresário no decorrer de sua palestra na CIC Caxias. Ele, porém, foi enfático ao afirmar que melhorar a educação básica no País é, certamente, um dos desafios mais importantes a serem superados. Chamou a situação de irresponsabilidade coletiva, e que é cada vez maior a relação entre educação, desigualdade social e crescimento econômico. “O maior desafio que temos é no campo da educação. No mundo de hoje já não basta a educação convencional, ele exige patamares superiores. Se eu quero construir o desenvolvimento, eu só consigo com educação e capacitação”, observou. Gerdau defendeu a utilização de práticas de gestão e acompanhamento de resultados para fazer evoluir a qualidade do ensino. “É preciso exigir mais para ter resultados melhores”, argumentou.

Ao se pronunciar, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, elogiou a trajetória de Jorge Gerdau e mencionou que o empresário é um exemplo e inspiração, principalmente por atuar em prol de causas consideradas da maior importância para o desenvolvimento do estado e do Brasil. “Graças à sua persistência, podemos dizer que muitas empresas de Caxias do Sul e da Região hoje se encontram em posição privilegiada no País e no mundo”, disse Loro, fazendo referência à atuação de Gerdau nos movimentos pela qualidade total junto ao Programa Gaúcha da Qualidade e Produtividade (PGQP) e Movimento Brasil Competitivo (MBC), entre outros.

————————————–

Fotos: Júlio Soares/Objetiva

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *