PROGRAMA FONTE DE LUZ VIII Dia 03/07/22 Solenidade de São Pedro e são Paulo

Irmã Albina Bosio

Irmãos e Irmãs, minha cordial saudação. O programa fonte de Luz quer, hoje, espalhar o clarão de dois grandes santos: Pedro e Paulo. Eles são grandes luzeiros para todos os tempos e hoje de modo especial para cada ouvinte deste programa.
Pedro e Paulo são considerados colunas da Igreja; foram pessoas
apaixonadas por Jesus. Pedro ao ser chamado, como nos relatam os
evangelistas Marcos e Mateus, respondeu com prontidão, deixou barco e as redes e seguiu Jesus, até a entrega da vida. Paulo depois que se encontrou com Jesus, no caminho para Damasco, ficou atraído por Ele e nunca mais deixou de falar Dele com entusiasmo e dedicação. Ambos entregaram sua vida por Cristo, foram martirizados em Roma.
Quero falar um pouco de cada um, partilhando com vocês o que mais admiro nestes dois Santos. Pedro, homem pronto, disposto, entusiasta.
Logo depois do chamado inicia sua itinerância com Jesus. Ele esteve com Jesus e foi testemunha de alguns momentos importantes da vida de Jesus:
A Transfiguração no Monte Tabor, o suor de sangue no Jardim das
Oliveiras, a devolução da vida da filha de Jairo. Pedro teve também suas falhas, que os evangelhos descrevem na sua concretez, sem idealismos. Os evangelhos nos mostram que Jesus repreende a Pedro porque fez o papel de satanás, querendo afastar Jesus do caminho da cruz e, também o nega afirmando por três vezes: “não conheço esse homem”. Contudo, Jesus não desiste dele. O nome original dele é Simão. Jesus lhe dá um novo nome para indicar a missão que ia lhe confia: liderar o grupo dos seguidores de
Jesus, a sua Igreja. Jesus lhe diz: ”Tu és Pedro”, isto é pedra. Jesus é a Rocha viva e Pedro recebe de Jesus a missão de construir a Igreja sobre Cristo Rocha fundamental. Depois da Ressurreição, Jesus o confirma no pastoreio de sua Igreja, mas o faz só depois que Pedro afirma por três vezes que o amava. Mostrando a todos nós que só temos condições de guiar os outros se tivermos um amor firme e forte a Jesus e aos irmãos.

Paulo, depois do encontro com Jesus, no caminho para Damasco, deu uma virada na sua vida. De perseguidor dos seguidores de Jesus, tornou-se o grande e entusiasta pregador de Jesus Cristo. A partir desse encontro, mudou até de nome. De Saulo iniciou ser chamado de Paulo. Paulo foi uma pessoa apaixonada por Jesus. Ele diz: “Por causa de Jesus, perdi tudo, e considero tudo como lixo, a fim de ganhar a Cristo e estar com Ele”. Não poupou esforços para anunciar Jesus Crucificado e Ressuscitado. Recebeu de Jesus a missão de pregar o Evangelho não só aos Judeus, mas também
aos pagãos. Paulo foi um missionário dedicado, fundador de comunidades.
Por onde passava evangelizando organizava a comunidade, deixando lideranças para levar em frente e acompanhar os que aderiam ao Jesus. É autor de vários escritos. Escrevia cartas para animar as comunidades: lideranças e fiéis e, corrigir os erros que iam se infiltrando. Foi também um grande teólogo, místico e mártir. Para anunciar Jesus Cristo passou por muitas dificuldades, perseguições: Ele escreve aos Coríntios que foi preso várias vezes, foi açoitado, foi flagelado, naufragou passando um dia e uma
noite no mar. Enfrentou vários perigos, muitas noites sem dormir, passou fome, sede e frio sem agasalho. Isto sem contar a preocupação e a atenção para todas as comunidades. Tudo isso mostra que foi um grande missionário. Não poupou a sua vida para que tantas pessoas conhecessem a Jesus Cristo. Ele foi se identificando tanto com Cristo que chega a dizer: “Meu viver é Cristo”. “Já não sou eu que vive é Cristo que vive em mim”.
Resumindo: De Pedro podemos aprender a dar nossa colaboração para que a Igreja seja sempre mais unida, aberta, acolhedora das pessoas; a sermos fieis à Igreja, ao Papa Francisco. Podemos também aprender a reconhecer os nossos erros e voltar para Cristo com mais amor e entusiasmo. Olhar para Paulo, que ele nos ensine a sermos discípulos- missionários, abertos, abertas às novas necessidades que vão surgindo e a servir-nos de todos os meios para evangelizar. Amém.

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *