Cultura apresenta a exposição de circulação “Além da coleção: Uma visita a subjetividade das obras do AMARP”

De 29 de junho até 29 de julho, no Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul

O Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul  (AMARP)  tem sido uma das prioridades da Unidade de Artes Visuais (UAV), realizando diversas ações internas e externas com as obras. Neste ano, além das tradicionais exposições junto à programação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) como a Semana Nacional dos Museus e a Primavera dos Museus, a UAV prevê projetos educativos, novidades relacionados à pesquisa e retoma o projeto de circulação das obras do AMARP, através de mostras em diferentes locais da cidade.

A exposição de circulação  “Além da coleção: Uma visita a subjetividade das obras do AMARP” terá abertura para o público a partir do dia 29 de junho, permanecendo até o dia 29 de julho, no Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul (MUSCAP).

A  parceria entre o MusCap e a UAV  através do AMARP, exibe para a comunidade, por meio dessa mostra, um pequeno recorte das diferentes manifestações artísticas que estão sob a guarda da instituição. As obras que a constituem, narram entre suas cores, formas e conceitos, o conhecimento histórico, teórico e técnico de artistas regionais e nacionais, agora apresentados nesta exposição.

A mostra além de exibir estas obras e manifestar-se como uma ferramenta contra a desinformação e intolerância, intenciona a “ensinar”, pois o poder dos museus está no ofício de despertar a curiosidade na alma dos seus espectadores, para que sejam livres e busquem em si a identificação e representatividade nas diversas expressões artísticas, aqui apresentadas.

A exposição apresenta obras de: Alice Soares, Beatriz Balen Susin, Daniela Antunes, Enio Squeff, Elisa Zattera, Francisco Stockinger, Valdira Teresinha Danckwardt, Juventino Dal Bó, Mara Beatriz Caruso, Marlene Ivete Longhi, Nilton Antônio Maia da Silva, Pedro Vicente Saretta e Terezinha Finger Fiorio.

Para celebrar a abertura da exposição, atividades culturais serão realizadas com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Esperança através do Programa Educativo UAV.  Além de conhecer as obras de arte selecionadas pelos curadores, os participantes terão a oportunidade de fazer uma breve atividade com práticas de desenho. Interessados em participar devem realizar as inscrições com antecedência até o dia 27 de junho. A ação é aberta para ouvintes.

A visitação à exposição no MusCap é de segunda a sexta, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. Para visitas em grupos o espaço solicita agendamento através do telefone (54) 3220.9565 (whats) e/ou pelo e-mail educativo@muscap.org.br. A visitação é gratuita.

Divulgação Sabe Caxias:

Serviço:

“Além da coleção: Uma visita a subjetividade das obras do AMARP” com curadoria de Celso Bordignon, Christian de Lima e Raquel Brambilla (MUSCAP)

Exposição de circulação com as obras do Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul em parceria da UAV com o MusCap

Período: 29 de junho à 29 de julho

Local: Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul

(Rua General Mallet, nº33A – Bairro Rio Branco/Caxias do Sul)

Visitação: segunda a sexta, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Visitas para grupos em outros horários mediante agendamento.

Agendamento: (54) 3220.9565 (whats) ou educativo@muscap.org.br

PROGRAMA EDUCATIVO UAV: Adentro do AMARP: conhecendo e desenhando uma coleção.

Atividade da exposição “Além da coleção: Uma visita a subjetividade das obras do AMARP”

Quarta, 16h30min, dia 29/06

Quinta, 9h20min, dia 30/06.

> Inscrições para ouvintes até o dia 27 de junho através da UAV DIGITAL(https://sites.google.com/view/uavdigital)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *