Frente Parlamentar promove atividades em celebração ao Dia do Orgulho Autista

Eventos serão realizados na Câmara Municipal de Caxias do Sul

PAOLA BERTI – CRÉDITO – DOUGLAS BARRETO

A Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas do Legislativo caxiense, em alusão ao Dia Mundial do Orgulho Autista, celebrado no mês de junho, promove a exposição “Sou, Vida e Obra de Paola Berti”.

A artista caxiense foi diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ainda na infância. A condição especial trouxe sensibilidade para os desenhos e pinturas. Em sua vida, a arte tem sido uma das suas principais formas de expressão. As obras estarão expostas no Espaço Cultural Mário Crosa. A abertura da exposição ocorre na próxima terça-feira (21/06), às 18h30. Os quadros permanecerão na Câmara Municipal até 30 de junho. Após, as obras serão expostas na Prefeitura.

Além da atividade artística, a programação de terça-feira (21/06) contempla um painel com a jornalista e escritora, Luciana Mendina, mãe do autista, Bernardo Martínez, de 21 anos, estudante de Biologia, que foi diagnosticado com autismo nos primeiros anos de vida. Ela abordará o tema, “Apoio psicológico para pais de autistas”. Luciana é idealizadora da Lei da Detecção Precoce, Lei nº 13.438/17, coordenadora do Movimento Nacional do 13º para o BPC e coordenadora estadual do Movimento Orgulho Autista Brasil no Rio Grande do Sul (MOAB-RS).

As atividades contam com apoio da Galeria Arte Quadros, Galeria I (g.i), Casa FaRo e Instituto UniTEA.

DIA MUNDIAL DO ORGULHO AUTISTAS

A data busca esclarecer a sociedade sobre as características únicas das pessoas diagnosticadas com algum grau de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e normalizar a neurodiversidade.

Foto: Douglas Barreto / Divulgação

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *