Fenakiwi 2022 representa a retomada da festa e da kiwicultura

Para o presidente da Fenakiwi, engenheiro agrônomo e empresário, Gervásio Silvestrin, a edição de 2022 representa a retomada em vários sentidos. Retomada da Fenakiwi como a maior festa de Farroupilha, com realização bianual; retomada após a pandemia, pois a edição de 2020 precisou ser suspensa; e a retomada da cultura do kiwi: “estamos trabalhando com uma nova perspectiva, variedades, pesquisa, tecnologia e mercado favorável”, explica o presidente.

          Silvestrin está fortemente ligado à história do kiwi no município, história esta que iniciou em 1987, quando o engenheiro agrônomo visitou a produção de kiwi no Chile e percebeu que a fruta, originária da China, precisava de um clima temperado, frio e úmido para produzir bons frutos. “Na época, os agricultores estavam insatisfeitos com a produção da uva e percebi que o kiwi poderia ser uma alternativa, especialmente porque em Farroupilha teríamos o clima perfeito, além disso, mercado, pois até então, todo o kiwi consumido no Brasil era importado”.

Do Chile, Silvestrin trouxe o conhecimento técnico e cinco mudas. Pouco tempo depois, ele foi chamado por Itacir Feltrin, pai do atual prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, porque ele havia recém comprado um terreno e descoberto que na área tinham três pés de kiwi, mas que não produziam. “Acontece que, como a araucária, o kiwi é uma planta dióica, ou seja, para produzir as plantas fêmeas precisam ser polinizadas pelo pólen de uma planta macho e o que tínhamos lá no Feltrin eram somente plantas fêmeas, floresciam, mas não davam frutas. Em 1988 consegui o pólen de um produtor de kiwi de Ivoti e fiz a polinização. Já em 1989 as plantas deram uma excelente produção. Somado a isso, os agricultores Guidolin e Borsatto também colheram alguns kiwis em suas propriedades, o que nos empolgou e comprovou que Farroupilha poderia tornar-se o principal produtor de kiwi do Brasil, nos levando a importar mudas do Chile”, lembra.

Animados com a possibilidade de uma nova cultura agrícola e vislumbrando o desenvolvimento econômico que traria para Farroupilha, nascia a 1ª Fenakiwi, em 1991, na administração do prefeito Clóvis Zanfeliz. Porém, para a primeira festa, foi preciso importar a fruta, visto que as plantas ainda necessitavam de mais um ano para começar a produzir. Farroupilha chegou a ter 130 hectares do município destinados à produção de kiwi, porém, por volta de 2010 até 2016 as plantações foram atacadas pelo fungo Ceratocystis Fimbriata que matava a planta e praticamente dizimou a produção de kiwi no Brasil. “Foi difícil identificar, pois este fungo atacou o kiwi somente em nosso país.”  Descobriu-se que o fungo se propagava especialmente por meio da tesoura contaminada utilizada para fazer a poda”.

Há alguns anos, a produção vem sendo retomada e dados do Escritório Municipal da Emater de Farroupilha apontam que hoje o município possui aproximadamente 60 hectares de área plantada de kiwi, produzindo uma média de 25 toneladas por hectare (safra de 2021) e cerca de 50 famílias envolvidas na produção.

Para a retomada foi necessário investir em pesquisa e tecnologia para o desenvolvimento de mudas sadias. “Em parceria com a Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, buscamos plantas de kiwi resistentes ao fungo, pois esta solução estava sendo estudada a pedido da Nova Zelândia, um dos maiores produtores do mundo”, explica Silvestrin. As plantas resistentes ao fungo são porta-enxertos que serão enxertados e protegerão as plantas quando a doença estiver no solo. Outra importante medida adotada para recuperar a produção do kiwi são as práticas corretas de plantio e manejo evitando que o fungo se propague, além de fungicidas apropriados para a prevenção de doenças.

Variedades da fruta:

  1. Bruno–formato alongado com polpa verde e possui pelos. É um dos mais plantados em Farroupilha.
  2. Elmwood, Hayward e Monty – formato mais arredondadocompolpa de coloração verde e pelos.
  3. Farroupilha, Golden King, MG06 e Yellow King–formato arredondado e não tem pelos. Caracterizam-se pela polpa amarela, sendo mais adocicados que as variedades de polpa verde.
  4. Farroupilhaestá iniciando o cultivo de variedades consideradas mais nobres e saborosas, de polpa amarela como a Soreli, de origem italiana que se adaptou muito bem ao nosso clima. Recentemente foram introduzidas da China, variedades de polpa vermelha que ainda estão em fase de pesquisa.

Atualmente 80% do kiwi consumido no Brasil é importado e os principais fornecedores são o Chile, Itália e Nova Zelândia. Diante disso, o mercado interno brasileiro está favorável para ser conquistado. Silvestrin afirma que o incremento na produção exige do agricultor investimento alto na estrutura para o plantio, irrigação, cobertura de tela para a proteção do vento e de granizo, porém, este custo é compensado pelas vantagens de ser uma cultura menos exigente e muito rentável. Pode ser produzida de forma orgânica, o período de colheita é maior que o da uva, por exemplo, e o preço de venda também é um atrativo aos produtores rurais. Voltamos a ter o kiwi como um importante protagonista econômico de Farroupilha, capaz de movimentar toda uma cadeia de fornecedores da Serra Gaúcha, vislumbra Silvestrin.

6º Seminário Nacional do Kiwizeiro

No dia 08 de julho, no auditório da Universidade de Caxias do Sul (Rodovia dos Romeiros, 567 – Farroupilha), será realizado o 6º Seminário Nacional do Kiwizeiro. Organizado por um grupo de profissionais, entidades, empresas, universidades e Prefeitura de Farroupilha, o evento discutirá ações e alternativas para a produção do kiwi.

Divulgação Sabe Caxias:

Programação

8h – Inscrições     

8h30min – Abertura oficial       

9h

Tendências e Panorama Mundial da Produção e Mercado do Kiwi

Palestrante: Engº. Agrº. MBA Carlos Andrés Cruzat Gonzales – COMITÉ DEL KIWI DE CHILE

Cultivares de kiwizeiros no Brasil

Palestrante: Bióloga, Dra. Cláudia Martellet Fogaça – SEAPDR/DDPA

Moderador: Engº. Agrº. Gervásio Silvestrin – Silvestrin Frutas

10h20min – Intervalo

10h35min   

Modelos de negócios para lançamento de novas cultivares          Palestrante: Engº. Agrº. Dr. Márcio Pacheco – EMBRAPA

Moderador: Engº. Agrº. Gervásio Silvestrin – Silvestrin Frutas

11h05min – Debate

12h – Almoço        

13h30min   

Importância da polinização para a qualidade de frutos de kiwi

Palestrante: Engº. Agrº .Dr. Paulo Vitor Dutra de Souza – UFRGS

Rastreabilidade na cultura do kiwizeiro      

Palestrante: Engº. Agrº. Dr. Samar Velho da Silveira – EMBRAPA – DDR MAPA

Moderador:  Engº. Agrº. Dr. Marcos Botton – EMBRAPA

14h50min – Intervalo      

15h10min   

Ocorrência, disseminação e manejo da murcha-de-Ceratocystis em Kiwi

Palestrante: Prof. Dr. Acelino Couto Alfenas – UFV

Moderador:  Engº. Agrº. Dr. Marcos Botton – EMBRAPA

16h – Debate         

16h40min – Encerramento        

Informações:

Secretaria Municipal de Agricultura – Fone: (54) 3261.6931

Escritório Municipal da Emater/RS Ascar de Farroupilha – Fone: (54) 3261.1735.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *