Como conquistar uma vaga de Jovem Aprendiz

A trajetória até o primeiro emprego é cheia de expectativas e pode ser um caminho árduo, mas recompensador. O fato é que a inserção do jovem no mercado de trabalho passa por inúmeras etapas, principalmente quando se trata do Programa Jovem Aprendiz. Mas, afinal, como conquistar uma vaga de Jovem Aprendiz? 

Para ser Jovem Aprendiz é preciso ter entre 14 e 24 anos incompletos, estar cursando escola regular ou ter concluído o Ensino Médio e ser contratado por uma empresa como Jovem Aprendiz. De acordo com a docente Elizete Vargas, do Senac Lajeado, antes de mais nada, o jovem interessado em disputar as vagas deve ter todos os documentos em mãos (RG, CPF, CTPS). “Isso facilita muito no decorrer das etapas do processo”, destaca.

O processo de seleção é relativamente simples: para ser um Jovem Aprendiz, o interessado deve enviar seu currículo para uma empresa que tenha oportunidades para aprendizes, assim como ocorre em processos seletivos para estágio ou até mesmo emprego. Por isso, a primeira etapa é a elaboração do currículo, que deve ser feito com cuidado e atenção.

A docente alerta que pode parecer uma tarefa muito difícil, mas não é preciso se desesperar. “Na internet, é possível encontrar vários modelos de currículos que podem dar uma ideia de como se guiar. Mas atenção: não coloque números de documentos, nome dos pais e cuide muito com a ortografia. Outra dica valiosa: mentir no currículo é um desastre total. Coloque foto caso a empresa solicite”, explica.

Segundo a docente, após a pandemia muitas empresas intensificaram a divulgação de vagas pelos sites. Diante disso, é recomendado que o candidato procure e cadastre seu currículo pelo site. “Também vale a pena fazer a impressão de currículos e entregá-los nas empresas. Mas lembre-se que, ao entregar pessoalmente o currículo, você já estará ‘vendendo a sua imagem’. Não entregue currículos amassados. Procure falar com o responsável do RH. Isso demonstra comprometimento”, reforça.

Divulgação Sabe Caxias:

Para a etapa mais esperada, a entrevista, Elizete aponta algumas dicas importantes: 

– Pesquise sobre a empresa e procure o máximo de informações possíveis sobre ela;

– Simule uma entrevista com as possíveis perguntas, ensaiando várias vezes;

– Chegue um pouco antes da hora marcada para se ambientar e conhecer os demais candidatos;

– Deixe o celular desligado para evitar que toque durante a entrevista;

– Cuide a vestimenta;

– Aja com naturalidade;

– Pense antes de responder as perguntas;

– Ao fim da entrevista, agradeça pela oportunidade.

Depois da entrevista pode ou não haver a contratação. Em caso positivo, a docente explica que a empresa entra em contato para a entrega de documentos, assinatura de contrato e para marcar exame médico admissional. Caso o candidato ainda não tenha uma conta corrente em um banco, deverá providenciar.

Mas o que pode desclassificar o candidato já na primeira etapa? De acordo com Elizete, o candidato poderá ser desclassificado por uma série de fatores. Entre eles, a docente salienta: “um currículo que não foi bem elaborado e que apresenta problemas de ortografia. Além disso, atualmente as empresas também pesquisam as redes sociais de seus candidatos. Portanto, alguma publicação ou comentário que fuja da cultura da empresa, por exemplo, já pode desqualificar o candidato,” aponta.

Benefícios 

A empresa que contrata o aprendiz deve assinar sua carteira. Portanto, o aprendiz tem direito a férias, 13º salário, previdência social, vale-transporte, FGTS, e demais benefícios. Ele também recebe, pelo menos, meio salário mínimo e vale transporte durante a qualificação.

O fato de ser um aprendiz não garante uma contratação após o término do programa pela empresa, mas muitas promovem os aprendizes a empregados. Isso vai depender de uma série de fatores como a disponibilidade de vagas, mas, principalmente, do quanto o aprendiz foi um profissional dedicado e aproveitou a oportunidade para aprender e contribuir com a empresa.

Mais informações sobre o Programa Jovem Aprendiz podem ser obtidas pelo site do Senac Lajeado www.senacrs.com.br/lajeado ou pelo WhatsApp (51) 99202-5169. A escola fica localizada na avenida Senador Alberto Pasqualini, 421, bairro Americano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *