Aquarelas de Antonio Giacomin revisitam a história dos Capuchinhos no RS

Exposição Preservação e Arte: memórias reveladas em aquarelas inaugura dia 23 de março no MusCap em Caxias do Sul

O desafio de recriar e colorir personagens, cenários e ambientes para um conjunto de fotografias históricas inspirou o artista plástico Antonio Giacomin a assinar a exposição Preservação e Arte: memórias reveladas em aquarelas, que inaugura dia 23 de março no Museu dos Capuchinhos (MusCap), em Caxias do Sul. As 50 telas que compõem a mostra integram o projeto Preservação da Coleção de Álbuns de Fotografias do Museu dos Capuchinhos, que apresenta ainda 20 álbuns fotográficos que passaram por processo de conservação e restauro e integram a Coleção de Fotografias do MusCap.

As aquarelas que Giacomin expõe no MusCap reconstituem boa parte da história da Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul graças também à riqueza do Acervo Documental do Museu dos Capuchinhos. Sob o olhar lúdico e sensível do artista, os costumes, as vestimentas e o cotidiano dos frades ganharam novas impressões e peculiaridades, sugerindo um olhar ainda mais atento para as imagens retratadas, em sua maioria em preto & branco, há muitos anos atrás.

“Foi uma responsabilidade muito grande trabalhar em cima da fotografia, que já é uma obra de arte em si. Para cada aquarela busquei imaginar o porquê daquele registro, o que o autor da fotografia quis dizer, e assim busquei colorir da maneira mais autêntica possível esses momentos históricos, com liberdade poética para fazer algo mais do que se vê”, comenta Giacomin, lembrando que o visitante poderá ter duas percepções para uma mesma imagem. A exposição tem curadoria de Susiele Alves Ramos.

O Projeto Preservação da Coleção de Álbuns de Fotografias do Museu dos Capuchinhos surgiu da necessidade de conservar e proporcionar acesso a 20 álbuns fotográficos do Acervo Documental do Museu dos Capuchinhos. Aprovado pela LIC, Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul/RS, com apoio cultural das Empresas Randon e da Tua Rádio São Francisco e Mais Nova. O projeto foi executado entre março e junho de 2019, e os profissionais envolvidos realizaram a conservação, restauração, digitalização e catalogação de 20 álbuns fotográficos e um total de 1800 fotografias.

 Sobre o artista

Antonio Giacomin é artista visual nascido em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, com uma trajetória de mais de quatro décadas no universo da pintura. Reconhecido nacional e internacionalmente como um dos principais nomes na produção de aquarelas, já teve trabalhos expostos em mostras e eventos em diversos países do mundo.

Divulgação Sabe Caxias:

 

Serviço:

O quê: Exposição Preservação e Arte: memórias reveladas em aquarelas, de Antonio Giacomin

Quando: de 24 de março a 27 de maio – de segunda à sexta, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. Agendamento para grupos e visitas em horários especiais através do e-mail educativo@muscap.org.br ou pelo telefone (54) 3220 9565

Onde: Museu dos Capuchinhos – MusCap (Rua General Mallet, 33A, bairro Rio Branco – Caxias do Sul)

Quanto: entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *