RIO GRANDE DO SUL Governo gaúcho desobriga máscaras ao ar livre no Estado; medida valerá a partir de publicação do decreto

O decreto com a mudança será publicado nesta quarta-feira, quando a norma passa a valer.

O Gabinete de Crise do governo do Estado decidiu, nesta terça-feira (15), desobrigar o uso de máscaras em ambientes ao ar livre no Rio Grande do Sul. A permissão só valerá a partir da publicação do decreto, o que pode ocorrer até esta quarta-feira (16). Em espaços fechados, o acessório deve seguir obrigatório.

O Executivo se manifestou pelo Twitter na tarde desta terça:

O Executivo seguiu recomendação do Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 (Conitec). Na nota elaborada pelo comitê, os especialistas alertam que as pessoas que pertencem a grupos vulneráveis, como os não vacinados, os com doença autoimune, os imunossuprimidos, os pacientes oncológicos, entre outros, sigam com a proteção no rosto mesmo a céu aberto.

Os profissionais salientaram que, mesmo ao ar livre, não é possível afirmar cientificamente que o risco de transmissão da covid-19 é zero.

Estados

Ao menos 11 Estados brasileiros e o Distrito Federal já flexibilizaram suas regras de uso de máscaras de proteção respiratória, autorizando prefeituras locais a seguirem o mesmo caminho. Embora haja, entre os especialistas, quem julgue prematuro o relaxamento da medida de proteção contra o novo coronavírus, os governantes alegam que o avanço da vacinação e o menor número de casos da covid-19 no País tornam seguro que as pessoas voltem a descobrir seus rostos após dois anos de pandemia.

Entre as 12 unidades federativas, a última a implementar as novas normas, antes do Rio Grande do Sul, foi Minas Gerais. Desde o sábado (12), o governo estadual mineiro tornou opcional o uso de máscaras em locais abertos. A decisão final, contudo, cabe aos municípios, que podem não adotar o que o governo estadual classifica como uma “orientação”, adotada “a partir da melhoria dos indicadores da pandemia” no Estado. Qualquer que seja a decisão das prefeituras em relação aos espaços abertos, a máscara deve continuar sendo exigida em locais fechados de cidades onde menos de 70% da população com idade para ser imunizada tenham completado o ciclo vacinal.

O governo do Rio de Janeiro autorizou que as prefeituras fluminenses liberassem a população da obrigação de usar máscaras em ambientes ao ar livre, desde que observados critérios como o respeito ao distanciamento social e o percentual da população imunizada. Inicialmente, o avanço da variante ômicron desestimulou muitas cidades a relaxarem as regras. Até que, no começo deste mês, o governo estadual liberou os municípios a flexibilizarem as regras também em lugares fechados.

Além do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro, também já anunciaram regras mais flexíveis que as adotadas nos primeiros meses da pandemia as seguintes unidades federativas: Amazonas; Distrito Federal; Espírito Santo; Goiás; Maranhão; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Santa Catarina e São Paulo. Outros Estados como Bahia e Paraná já informaram que anunciarão novas normas em breve se os números de contágio e, principalmente, mortes, seguirem em queda.

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *