Sebrae RS aponta cinco regiões turísticas pouco exploradas no RS

Plataforma digital do Projeto Viva o RS reúne mais de 150 opções de atrações, passeios e pacotes

Fugir do tradicional e buscar o inusitado pode ser o ingrediente perfeito para quem busca lazer e descanso. E não faltam opções no Rio Grande do Sul. Unir essas duas frentes é uma das prerrogativas do Projeto Viva o RS, que está auxiliando viajantes gaúchos a encontrarem o destino certo para vivenciarem novas experiências. Assinada pelo Sebrae RS e pela Setur, a plataforma www.vivaors.com.br reúne mais de 150 opções de atrações entre passeios e roteiros, segmentando alternativas que melhor atendam às necessidades e expectativas de cada público.

Turismo em pleno desenvolvimento

Basta perguntar para qualquer pessoa e imediatamente há a indicação de duas ou três opções tradicionais que veem à mente quando considerando as opções que o RS oferece. A coordenadora dos projetos de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS, Amanda Paim, aponta cinco exemplos de regiões e roteiros que podem ser uma boa pedida para sair do óbvio e conhecer melhor o turismo gaúcho.

  1. Pampa Gaúcho

A lida no campo dá a tônica das atrações da região que, entre outros municípios, reúne três capitais Farroupilha consideradas patrimônio histórico do RS: Piratini, Caçapava do Sul e Alegrete, palcos de muitas memórias e revoluções.

Atrações e roteiros sugeridos: Pôr do Sol e o Luar do Pampa: gastronomia, vinhos e azeites

  1. Rota das Terras Encantadas

Influência indígena, açoriana, africana e europeia dividem espaço em uma localidade marcada pela agricultura como matriz econômica. Cidades como Selbach, Não-Me-Toque, Boa Vista do Cadeado e Lagoa dos Três Cantos escondem por trás de sua inusitada nomenclatura, oportunidades para quem quer descobrir novas alternativas.

Atrações e roteiros sugeridos: Piquenique nas Pitaias e Viaje de Carro

  1. Missões

Ruínas a serem vislumbradas a céu aberto, acervos em museu e um conjunto arquitetônico que não cansam de chamar a atenção podem ser explorados em municípios como Giruá, Bossoroca, Porto Xavier e São Nicolau, entre outros.

Atrações e roteiros sugeridos: Café de Cambona e Missões – uma experiência de fé, espiritualidade e cultura

  1. Termas e Lagos

O Norte do Estado, terra de municípios menos badalados que Erechim, como Marcelino Ramos, Quatro Irmãos, Três Arroios, Áurea e Centenário, escondem recursos hídricos que oferecem experiências de bem-estar e saúde especiais.

Atrações e roteiros sugeridos: Cascata dos Jacobis e roteiro Getúlio Vargas: Fé, Cultura e Tradição

  1. Vale do Paranhana

Municípios como Igrejinha, Parobé, Taquara, Riozinho, Rolante e Três Coroas reservam experiências ao ar livre que apostam desde calmaria, bem-estar e autoconhecimento até o turismo de aventura em meio a rica paisagem da Mata Atlântica.

Atrações e roteiros sugeridos: Pacote Total Aventura

Diversidade de opções e públicos

Frente a um cenário de retomada das atividades no chamado “novo normal”, ser assertivo é essencial para quem busca otimizar a experiência de viajar.  Para melhor orientar os usuários, a plataforma do Viva o RS segmenta a busca considerando os diferentes tipos de experiência ofertadas – como espiritual/terapêutica, ao ar livre, gastronômica, urbana, cultura, esportiva/radical nas 27 regiões turísticas apresentando o melhor do turismo no Estado.

Há ainda a possibilidade de uma filtragem para os diferentes tipos de públicos, como casais sem filhos, casais com crianças pequenas, programas individuais, para a família toda ou para grupos de amigos.  A ferramenta já contabiliza mais de 9,5 mil usuários, 37 mil acessos para conhecer roteiros e passeios e 1.600 intenções de compras.

“É um ambiente que conecta quem vende produtos e serviços de turismo com quem quer fazer turismo. Se antes era difícil obter informações, agora estão reunidas em um só lugar e com o diferencial de ter uma curadoria. Todas as experiências são selecionadas seguindo um nível de qualidade para fortalecer o turismo no Rio Grande do Sul”, explica Amanda. A especialista lembra que a cadeia produtiva do turismo abrange diversas atividades, gerando benefícios para a economia local através da valorização da produção rural, de agroindústrias, na prestação de serviços e no comércio.

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *