BANCO DE ALIMENTOS PRECISA DE VOLUNTÁRIOS PARA ATUAR NO SÁBADO SOLIDÁRIO

Ação foi retomada no formato presencial em julho deste ano e, desde então, arrecadou 18,6 toneladas de alimentos para famílias em vulnerabilidade

O Banco de Alimentos, ligado à Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), precisa de voluntários que possam atuar no Sábado Solidário, ação que arrecada gêneros alimentícios em mercados caxienses sempre no primeiro sábado de cada mês. O Sábado Solidário foi retomado no formato tradicional (com presença dos voluntários) no último mês de julho. De lá para cá, foram arrecadadas 18,6 toneladas de doações por meio da iniciativa, o que corresponde a 18.635 quilos. O Sábado Solidário foi instituído logo após a criação do Banco de Alimentos, em dezembro de 2005.

A próxima ação vai ocorrer no dia 06 de novembro. A equipe do Banco de Alimentos pede que as pessoas que puderem auxiliar entrem em contato o quanto antes para agilizar a organização da atividade, garantindo as doações. “Pedimos inclusive ajuda de entidades que costumam participar de ações solidárias, pois o momento é de muita necessidade em função da crise que agravou a situação das famílias; infelizmente muitas pessoas estão passando fome”, afirma o titular da SMAPA, Rudimar Menegotto. A equipe disponibiliza um número de WhatsApp para que interessados entrem em contato: (54) 98429-6291.

A presença dos voluntários nos mercados foi suspensa logo no início da pandemia. “Apenas os carrinhos ficavam na entrada para que as pessoas depositassem os alimentos. A partir da redução nas restrições, a retomada do formato presencial ocorreu justamente para estimular a doação de mais gêneros alimentícios”, diz Menegotto. Segundo a equipe, uma série de cuidados preventivos vem sendo tomados. “As ações ocorrem em locais amplos e ventilados, de preferência do lado de fora dos mercados, com uso de máscara e álcool gel. Também evitamos a distribuição de panfletos para reduzir o contato entre as pessoas”, explica.

O secretário lembra que o Banco de Alimentos tem sido imprescindível no combate à fome no Município. “Desde o começo da pandemia, já foram distribuídos mais de 1.420.280 quilos de gêneros alimentícios às 103 entidades cadastradas, o que corresponde a mais de 1.420 toneladas”, frisa.

Além do WhatsApp, outro telefone de contato é o (54) 3211-5943.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *