Doenças de pele aumentam durante a pandemia

Fatores emocionais contribuem para o surgimento de urticária crônica, vitiligo, psoríase e dermatite atópica, entre outras;

No rastro dos impactos deixados pela pandemia, os fatores emocionais estão entre os mais comuns e acabam gerando outros problemas de saúde como as doenças de pele. “Embora ainda não existam dados concretos sobre essa incidência, percebeu-se de forma geral nos consultórios dermatológicos um aumento do número de casos de doenças da pele que apresentam as questões emocionais como um dos fatores desencadeantes,” relata a dermatologista Dra. Clarissa Prati, integrante do Núcleo de Terapia de Doenças Autoimunes da Oncoclínicas RS.

De acordo com a especialista, ressalta-se neste cenário a urticária crônica espontânea ou UCE. Ela se apresenta com placas vermelhas e inchadas que coçam e desaparecem em menos de 24h, mas sempre há lesões novas surgindo a cada dia. “O quadro dura mais de seis semanas e nesse período não se identificam fatores desencadeantes”, observa a Dra. Clarissa. “Porém, não há como determinar em quanto tempo pós-Covid alguns pacientes desenvolvem urticária”.

Estudo publicado no primeiro trimestre deste ano pela revista da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) informa que, em um grupo de 140 pacientes com diagnóstico de UCE atendidos entre abril e julho de 2020, durante a pandemia, o estresse emocional estava presente em 80 pacientes (57,1%). Destes, 30% relataram piora da urticária. A obesidade foi outra comorbidade relatada pelos pacientes com urticária crônica (35%). Dos 22 pacientes que procuraram o Pronto-Socorro, nove (40,9%) foram investigados. Destes, cinco (55,6%) realizaram investigação específica para COVID-19. Além disso, os pacientes com exacerbação da doença referiam com maior frequência os sintomas relacionados à COVID-19.

Dra. Clarissa explica que a urticária crônica espontânea pode surgir ou mesmo piorar pela conexão pele-cérebro-imunidade, o que faz com que em situações de estresse o indivíduo fique mais vulnerável. Não é uma doença contagiosa, embora traga muito desconforto aos pacientes pela imprevisibilidade de surgimento das lesões e da coceira. “Como toda doença crônica, tem controle e protocolo de tratamento – com anti-histamínicos, imunobiológicos e imunossupressores e os pacientes conseguem melhora importante da sua qualidade de vida com os medicamentos”, complementa.

Os tipos de urticária

A urticária aguda dura menos de seis semanas e, em geral, é desencadeada por fatores conhecidos como medicação, infecções etc. Já a urticária crônica dura mais de seis semanas e pode ser induzida – pelo calor, frio, pressão na pele e outros – ou, ainda, ser espontânea – de causa imune, na qual não se identificam fatores desencadeantes.

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *