Alunos do Senac-RS representam Estado em competição nacional até o fim deste mês

Provas acontecem no Espírito Santo e estão selecionando os estudantes que representarão o Brasil na WorldSkills em 6 ocupações profissionais   

Competidores da esquerda para a direita: Larissa Vitória Apollo, competidora de Cuidados de Saúde e Apoio Social; Fernando Casagrande, Cabeleireiro; Thaís Rozales Ribeiro, em Recepção de Hotel; Thiago Bertuol, Cozinha; Amanda Ribeiro, em Estética e Bem-Estar, e Chrystian Paiva, competidor de Serviços de Restaurante.
Créditos da foto: Carolina Grossini

Até o final de outubro, seis alunos do Senac-RS estão representando o Estado na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional, realizada em Vitória, no Espírito Santo. A primeira semana de provas aconteceu entre 6 e 10 de outubro e dois alunos do RS subiram ao pódio: Thiago Bertuol ficou em 2° lugar na ocupação Cozinha e Amanda Bittencourt em 3° lugar em Estética e Bem-estar. Até 31 de outubro, mais quatro estudantes gaúchos realizam as provas: Fernando Casagrande, na ocupação Cabeleireiro;  Larissa Vitória Apollo, em Cuidados de Saúde e Apoio Social; Chrystian Paiva,  em Serviços de Restaurante, e Thaís Rozales Ribeiro, em Recepção de Hotel.

A etapa nacional das Competições reúne alunos do Senac de todo o Brasil que participam da disputa para decidir quem representará o País, em cada categoria, na WorldSkills Shanghai 2022 – a maior competição de educação profissional do mundo, que acontece entre 12 e 17 de outubro do próximo ano. Ao total, são alunos de 21 estados, sendo que apenas o primeiro colocado em cada ocupação irá representar o País no torneio internacional.

Para o diretor de Sesc e Senac-RS, José Paulo da Rosa, participar das Competições Senac de Educação Profissional e, posteriormente, da WorkdSkills, é uma forma de mensurar a qualidade do ensino. “A educação é o principal desafio no Brasil e, no Senac, não é diferente – nós procuramos sempre oferecer a melhor educação. O Senac muda a vida dos alunos que participam das disputas nacional e internacional. Além disso, participar de todo o processo das competições também possibilita que a instituição melhore constantemente o seu ensino”, destaca o dirigente.

Durante as Competições, os alunos realizam provas específicas, nas quais simulam situações reais das suas profissões. Em Cabeleireiro, por exemplo, uma das provas consiste em realizar um penteado de acordo com a ocasião, em um tempo estimado (penteado de noiva, passarela, festa, etc). Já em Cuidados de Saúde e Bem-Estar (realizada pelos alunos do curso Técnico em Enfermagem), uma das provas é atender um paciente com Diabetes, sendo que, neste caso, são utilizados atores para simular os sintomas. Os competidores têm tempos estipulados para cada teste, sendo que seus resultados são avaliados por um grupo de especialistas. Algumas provas também apresentam elementos surpresa, desafiando o competidor a ser criativo.

Divulgação Sabe Caxias:

 

Como funcionam as Competições Senac de Educação Profissional  

As Competições Senac de Educação Profissional são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. As etapas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira; os primeiros colocados em cada ocupação nesta etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.

Já a WorldSkills reúne competidores em mais de 50 skills (habilidades vocacionais). O Senac entra na disputa internacional com as “ocupações” relacionadas ao Comércio, sendo que cada ocupação pode ter alunos de diferentes cursos, mas relacionados à área. Por exemplo, na ocupação Estética e Bem-Estar podem participar alunos do Técnico em Estética e de outros cursos da Beleza como Manicure e Pedicure, Maquiador, etc.  Já o Senai participa da WorldSkills nas ocupações relacionadas à Indústria, como Funilaria Automotiva, Soldagem, Robótica Móvel. Juntos, os alunos do Senai e do Senac formam a delegação brasileira no mundial das profissões. Mais informações acesse www.senacrs.com.br/competicoes.

Confira abaixo o calendário de provas e acompanhe ao vivo em www.senac.br/competicoes.

Cabeleireiro e Recepção de Hotel

Provas: 20 a 23 de outubro

Premiação: 24 de outubro, às 9h30

Estados participantes:

Cabeleireiro: AM, CE, DF, ES, MG, PB, PE, RJ, RS, SC e SE

Recepção de Hotel: AL, RJ, RS e SC

 

Cuidados de Saúde e Apoio Social e Serviços de Restaurante

Provas: 27 a 30 de outubro

Premiação: 31 de outubro, 9h30

Estados participantes:

Cuidados de Saúde e Apoio Social:  AP, DF, ES, MG, PA, PR, RS e SC

Serviços de Restaurante: BA, CE, ES, MA, MG, MS, PA, PE, RS e SC

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *