Cidade / Entidades apurarão os prejuízos do temporal na área agrícola

Equipes saíram a campo já nesta terça (21) para quantificar perdas nas lavouras, pomares e estruturas danificadas

 

Agricultura – Temporal – Foto Rudimar Menegotto

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) reuniu na manhã desta terça-feira (21) representantes das principais entidades do segmento agrícola para organizar, de forma conjunta, um trabalho de levantamento dos prejuízos do temporal que atingiu distritos caxienses na segunda-feira (20). Participaram o titular da Smapa, Rudimar Menegotto, gestores e técnicos da pasta; o presidente do Sindicato Rural, Valmir Susin; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Benardete Boniatti Onsi; e o técnico do escritório municipal da Emater – Ascar/RS, André dos Santos Kieling.

A principal definição foi um cronograma de vistorias nos distritos mais atingidos (Vila Oliva e Santa Lúcia do Piaí) a partir da tarde desta terça-feira. Os técnicos e demais representantes das entidades vão elaborar um levantamento das perdas nas lavouras, pomares e também nas estruturas danificadas pelo temporal. “Fizemos esta reunião em caráter emergencial, para que, juntas, as equipes possam se organizar melhor e obter mais agilidade no levantamento das perdas, principalmente na agricultura”, explica Menegotto.

Logo em seguida, ele participou de encontro na Prefeitura, quando foi anunciado que o Município vai declarar situação de emergência. Também foram alinhados os encaminhamentos necessários para atender as famílias atingidas. O gabinete de crise reiterou que as secretarias farão um levantamento, dentro de sua área, como perdas nas lavouras, qualificando e quantificando os prejuízos causados e o que precisa ser providenciado, como materiais de construção e laudos. Além do auxílio os atingidos, essas informações serão importantes para o cadastramento do evento nos órgãos estaduais e federais.

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *