Saúde para Felicidade: palestra sobre otimismo e resiliência fecha evento on-line promovido pelo Sesc/RS

Psicóloga Carla Furtado destacou ferramentas para contribuir com o bem-estar e superar os desafios impostos pela pandemia

 

Palestra Sesc RS-Carla Furtado-Reprodução

A felicidade é uma busca constante em nossas vidas e neste momento de mudanças nas rotinas e desafios causados pela Covid-19, ela acabou sendo fortemente abalada. Durante o encerramento do seminário on-line Saúde para Felicidade, nesta quinta-feira, dia 05 de agosto, a psicóloga Carla Furtado, fundadora do Instituto Feliciência, explanou sobre ferramentas que podem contribuir com a saúde e o bem-estar neste período de retomada das atividades. O evento, realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, contou com a visualização de cerca de 1,6 mil espectadores durante três dias de transmissões por meio do Youtube (www.youtube.com/user/sescrs).

Carla destacou que a pandemia é um acontecimento que transformou a vida de todas as gerações atuais e que para tentarmos encará-la de forma mais otimista, é preciso entende-la como um fator externo, lembrar que nenhuma pandemia na história durou para sempre e refletir sobre o que valeu a pena nesses últimos meses, quais foram os aprendizados e o que fez sentido. “Toda a nossa realidade mudou e é nesse cenário tão complexo que é preciso falar sobre felicidade. Não é preciso fingir que está tudo bem quando não está, mas podemos começar a pensar que nós somos potência e que nosso cérebro está sempre pronto a fazer novas conexões que gerem aprendizados. Além disso, somos uma espécie que se adapta”, ressaltou.

De acordo com a psicóloga, cada ser humano tem o direito de definir felicidade como a compreende, mas o conceito teórico é que ela é uma construção diária sobre dois pilares: emoções positivas (respostas a estímulos) e sentido de vida e propósito. “Mapear o que lhe gera essas emoções pode ser um ‘kit de primeiro socorros’, por exemplo, quem lhe traz sentimentos positivos e quais são seus hobbies. Para desenvolvermos uma reserva de resiliência é interessante ter um senso de autoeficácia, ao reconhecer no que somos bons, valores, virtudes e talentos”, explicou ela ao descrever também que o sentido de vida e o propósito são âncoras para passar por momentos difíceis.

As relações são identificadas por Carla como fontes primordiais de bem-estar. “O ser humano depende das conexões sociais e esse é o superpoder da nossa espécie”, disse ela ao instigar os espectadores a pensarem em pessoas que compõem as suas redes de apoio. Por outro lado, a psicóloga alertou para a necessidade de olhar para si com acolhimento e autocompaixão e concluiu que o otimismo é uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida.

O evento Saúde para Felicidade iniciou na terça-feira, dia 03, com a participação do médico infectologista André Siqueira, pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/ Fiocruz) que alertou sobre a manutenção de cuidados para evitar o coronavírus e abordou os efeitos a longo prazo após a recuperação da infecção por Covid-19, conhecidos como Long Covid. No dia seguinte, 04 de agosto, foi a vez do nutricionista João Motarelli abordar a importância de desacelerar e prestar atenção nos próprios sentimentos e necessidades. Para isso, ele apresentou práticas de mindfulness e autocompaixão, além de tratar sobre como se relacionar com a comida a partir de um lugar de compreensão e compaixão. As duas palestras estão disponíveis no canal do Sesc/RS no Youtube (www.youtube.com/user/sescrs).

Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e fizeram diferença na vida de milhares de pessoas em 2020, que passaram a ter à disposição alternativas virtuais de produtos e serviços. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *