Pelos brancos na sobrancelha: e agora? – Docente do Senac Caxias do Sul explica os motivos desse efeito e como mantê-las saudáveis

Na última década, os cuidados com as sobrancelhas se intensificaram e se tornaram uma tendência devido aos inúmeros procedimentos estéticos que surgem todos os dias. De acordo com dados de 2020 da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor de beleza teve taxa de crescimento anual de 8,2% nos últimos 10 anos, movimentando cerca de R$100 bilhões por ano.  

Para a docente Marina Corazza Corrêa, do Senac Caxias do Sul, é fundamental procurar profissionais que sejam aptos e tenham conhecimento no procedimento que se deseja realizar. Além disso, ela alerta para jamais aplicar tinta de cabelo nas sobrancelhas. “Pelos brancos não sofrem mudanças em sua estrutura ao perderem a cor, não são mais fracos e propensos à queda. Nascem até mais grossos, fortes e rebeldes”, explica.

Mas, afinal, por que surgem os pelos brancos nas sobrancelhas? Segundo Marina, os fios perdem a cor por causa da apoptose (autodestruição programada) dos melanócitos, células produtoras da melanina alojadas no bulbo. Além disso, os fatores genéticos e de hereditariedade são a maior causa do efeito de embranquecimento. Porém já existem estudos que apontam que o estresse, maus hábitos alimentares e de saúde em geral influenciam também nesse processo.

Diante disso, a docente explica como se deve cuidar e manter as sobrancelhas saudáveis. “Pentear as sobrancelhas diariamente ativa a circulação ajudando a crescerem mais fortes e em ordem. Assim como hidratá-las com óleos específicos, como de coco, aplicando 2 vezes na semana pelo menos, além de fazer uma esfoliação”, indica.

Mas para quem prefere esconder os pelos brancos, o ideal é fazer o uso de tintura específica para sobrancelhas, pois, segundo a especialista, a química deste produto age dentro do pelo, conseguindo assim colorir e trazer à tona a cor desejada de acordo com o tom dos outros pelos.

Marina ainda chama a atenção para um hábito que as pessoas costumam ter. “Não se deve retirar os pelos brancos que estão nas sobrancelhas, pois um pelo leva em torno de 3 a 5 meses para iniciar um novo ciclo. Quando arrancado o pelo, esse ciclo é acelerado e o processo natural de crescimento é interrompido. Deixe-os onde estão”, ressalta a docente, que complementa dizendo que esses pelos mesmo despigmentados proporcionam mais densidade às sobrancelhas.

Para quem tem interesse em entender mais sobre o assunto, acesse o site do Senac Caxias do Sul e confira os cursos da área: www.senacrs.com.br/caxiasdosul. Mais informações pelo telefone (54) 3225.1666 ou  Whatsapp (54) 98437-8215. O Senac Caxias do Sul fica localizado na avenida Júlio de Castilhos, 3.638, no bairro Cinquentenário.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *