ONG Construindo Igualdade promove curso gratuito de preparação para o Enem

Formação oferece 10 vagas para a comunidade de Caxias do Sul

Brasília – Coordenadora-Geral de Promoção dos Direitos LGBT da Secretária Especial de Direitos Humanos, Marina Reidel, durante audiência na Comissão de Assuntos Sociais (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A ONG Construindo Igualdade está com inscrições abertas para a primeira turma do curso Prepara Enem Profª Marina Reidel. O projeto vai oferecer aulas gratuitas para pessoas de todas as idades que se inscreveram no Enem 2021 e estão em situação de vulnerabilidade financeira, contemplando população LGBTQIA+ e comunidade em geral.

Ministradas por professores voluntários, as aulas começam na primeira semana de agosto e seguem até o final de novembro, de segunda a sexta (19h às 22h), na Sala de Integração da ONG (Rua Miguel Muratore, nº 427, 1º andar, bairro Medianeira). A grade curricular prevê as seguintes disciplinas: Matemática, Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Arte, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia.

No total, serão 231 horas de curso, além da disponibilização de materiais de estudo, slides, videoaulas e simulados periódicos. Para participar, é necessário morar em Caxias do Sul e ter renda familiar per capita igual ou inferior a R$ 500 mensais. As inscrições podem ser feitas diretamente com a ONG pelo WhatsApp (54) 99161-3078. A seleção das 10 vagas será feita mediante questionário socioeconômico aplicado por um membro do corpo docente.

“A importância desse preparatório para o Enem está no fato de oferecermos algo criado e produzido por pessoas voluntárias da sociedade civil, voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade, fazendo com que o preparo para acessar o ensino superior seja uma possibilidade para todas, todes e todos”, destaca Márcie Vieira, coordenadora pedagógica do curso.

O título do projeto homenageia Marina Reidel, primeira mulher transexual a concluir o Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Marina atuou como professora da rede pública e atualmente é diretora de Promoção de Direitos LGBT do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Sobre a entidade

A ONG Construindo Igualdade é uma entidade sem fins lucrativos de Caxias do Sul (RS) que iniciou suas atividades em 2003, a partir da necessidade de organização da comunidade LGBTQIA+. Dirigida por Cléo Araújo, tem como missão combater qualquer tipo de discriminação e violação de direitos humanos em função da orientação sexual ou identidade de gênero, atuando para garantir o direito à cidadania plena e à livre expressão. Possui um histórico de atuação com pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres vítimas de violência doméstica, pessoas convivendo com HIV e AIDS, por meio de assistência social, saúde, advocacia, educação, cultura e acolhimento.

Divulgação Sabe Caxias:

 

 

One Response to ONG Construindo Igualdade promove curso gratuito de preparação para o Enem

  1. LUIZ CARLOS DE AZEVEDO

    Ótima iniciativa,grande oportunidade para vulneráveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *