Filó Italiano da Rede Caminho do Saber conta com participação das embaixatrizes da Festa da Uva

Ação na escola é o único evento social das candidatas antes da escolha do trio de soberanas 

A Rede de Ensino Caminho do Saber foi palco da retomada da agenda das embaixatrizes da Festa da Uva 2022. Isso porque as 12 candidatas ao título de rainha e princesas participaram, nesta sexta-feira (16/07), do Filó Italiano organizado pelas turmas de terceiros anos do Ensino Fundamental. A ação na escola foi o único evento social das meninas até o novo concurso de escolha do trio, marcado para o dia 22 de julho.

O Filó já é tradicional na Caminho do Saber e visa valorizar a cultura italiana e a vinda dos imigrantes para a nossa região. O evento foi realizado em três momentos ao longo da manhã e da tarde para dividir as seis turmas de terceiros anos, respeitando os protocolos de saúde e distanciamento. Os alunos fizeram diferentes apresentações explicando a trajetória da imigração italiana, através de teatro, dança, música e contação de histórias. Todos vieram fantasiados com trajes típicos italianos.

Em cada um dos momentos, um grupo de embaixatrizes estava presente prestigiando as apresentações e respondendo às perguntas dos estudantes. Entre os questionamentos, as crianças perguntaram o que as candidatas comiam no café da manhã, qual a rotina delas, o motivo de quererem se tornar rainha/princesas, como foi o pré-concurso e de onde surgiu o filó. Ao final de cada apresentação, os alunos entregaram uma lembrança para as embaixatrizes: um Pote da Gratidão com mensagens felizes e motivacionais escritas por eles e um bóton do Filó.

Além disso, para encerrar a confraternização, foi servida polenta brustolada feita na hora para os participantes. Nos outros anos, era realizado um lanche coletivo com diversas comidas típicas, mas, em função da pandemia, a solução encontrada foi cada aluno trazer um lanche e ganhar uma porção individual de polenta.

“O Filó é um momento especial organizado com muito carinho pela equipe dos Terceiros Anos da Caminho do Saber. Os alunos se empenharam durante semanas ensaiando a apresentação e aprendendo muito sobre a imigração italiana para relatar aos colegas. E, neste ano, ter a presença das embaixatrizes da Festa da Uva foi extremamente gratificante, pois enalteceu todo o nosso trabalho, além de que os alunos adoraram ver as candidatas de perto”, contou Natália Catafesta, coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais da Rede.

A diretora-presidente da Caminho, Maristela Chiappin, também estava presente. “O Filó é o nosso momento de celebrar, festejar, reforçar nossas raízes italianas, seja com comida, música ou dança. E, claro, aprender e trocar conhecimentos a cada ano”, ressaltou.

“Essa troca entre as candidatas e os alunos da Caminho do Saber foi um momento lindo. Ficamos muito honrados por receber as embaixatrizes em nossa escola e por esse ser o único evento que elas participarão até a escolha do trio no dia 22 de julho. Cada apresentação, cada interação dos alunos com elas trouxe muito carinho, afeto e alegria – sentimentos que nos fazem muito bem sempre”, comentou Júlio César Chiappin, diretor administrativo da Rede Caminho do Saber e integrante da Comissão Social da Festa da Uva.

O Filó Italiano foi a culminância de um grande projeto da Rede, que abordou a imigração italiana e os frutos desta história com diversas atividades realizadas na última quinzena com as turmas.

Fotos: Mariana Ávila

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *