Machine Learning: o que podemos falar da Inteligência Artificial Paulo Antônio Pasqual Jr.*

Paulo Antônio Pasqual Jr.*

Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning são termos cada vez mais presentes no vocabulário das pessoas comuns, seja pelas informações presentes nos jornais, programas de TV ou na internet. Hoje, já não é incomum vermos uma etiqueta de “IA” até mesmo em eletrodomésticos. Mas o que há de realidade e de ficção em torno dessa temática?

A Inteligência Artificial é um termo que nasceu juntamente com a computação ainda em meados do século XX e, à medida que as tecnologias computacionais foram evoluindo, o que era quase ficção passou a se tornar realidade. Mas em que medida? Hoje, muitos sistemas são dotados de capacidade de aprendizagem. Alguns, são capazes de fazer leituras de textos ou de reconhecer a voz humana, reconhecer padrões e até mesmo de responder perguntas complexas.

Embora existam tecnologias e pesquisas em andamento neste nível, a maioria dos sistemas computacionais ainda não possuem tanto potencial. Uma grande variedade de sistemas utiliza elementos da IA, como por exemplo, machine learning (aprendizagem de máquina). Isso acontece quando um sistema consegue reconhecer alguns padrões por conta própria e aprender com uma espécie de “alimentação”, que os próprios usuários podem fazer.

Por exemplo, um sistema que utiliza machine learning para corrigir textos precisa ser ensinado antes de fazer essa correção. Uma máquina de lavar roupas que utiliza machine learning aprende a reconhecer os padrões de lavagem que o próprio usuário utiliza e é capaz de reconhecer e sugerir novos ciclos de lavagem para as próximas lavagens com base nas informações fornecidas pelo usuário anteriormente.

O campo de IA e de Machine Learning está amplamente em crescimento e é uma das grandes áreas de atuação com muitas vagas de trabalho. Por isso, quem pensa em ingressar no mundo da TI não pode deixar de considerá-lo como uma oportunidade.

*Coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação do Senac Caxias do Sul

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *