Nota de esclarecimento da Secretaria da Saúde de Caxias do Sul

A Secretaria da Saúde (SMS) de Caxias do Sul esclarece que o município não aplicou vacinas contra a covid-19 vencidas. Reportagem veiculada pelo jornal Folha de São Paulo diz que 1.532 municípios brasileiros teriam aplicado doses de AstraZeneca com a validade expirada, mas a informação não confere.

Todas as doses aplicadas são registradas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI – site https://si-pni.saude.gov.br/), que é o banco de dados oficial do Ministério da Saúde, local de onde o município extrai o banco de dados dos seus vacinados. A SMS realizou pesquisa no SI-PNI em relação aos dois lotes mencionados na reportagem e que, segundo o texto, teriam sido aplicados com atraso até o dia 19 de junho: 4120Z005 (validade 14/04/21) e CTMAV520 (validade 31/05/2021). A pesquisa realizada pela SMS confirmou que nenhuma pessoa recebeu vacina com a data de validade vencida, conforme dados até o dia 23 de junho.

A secretaria reforça que é realizado um controle rigoroso dos imunizantes recebidos e que as vacinas são aplicadas tão logo são entregues ao Município e conferidas. O registro de cada aplicação consta na carteirinha de vacinação da população e é realizado com agilidade e responsabilidade, cuidados também tomados em relação ao prazo de validade, armazenamento e aplicação das doses, com o objetivo de assegurar a segurança e a eficácia da vacina.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *