Fórum do Biogás e Biometano se inicia na segunda-feira (29/03) com mil participantes

Evento on-line ocorre de 29 de março a 1º de abril, com oportunidades de debate, networking e negócios. Nota Técnica Panorama do Biogás no Brasil 2020 será lançada no dia 30

Sistema Granja São Roque. Crédito Julio Gomes Filho

Com mil inscritos, o 3° Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será realizado entre os dias 29 de março e 1º de abril. O evento, totalmente on-line, mantém as mesmas oportunidades de debate, networking e negócios da versão presencial, impossibilitada pela pandemia do coronavírus. Nos quatro dias do evento, serão 27 horas de programação reunindo especialistas em plenárias, apresentações de cases e palestras em nove painéis temáticos. Os participantes também poderão conhecer os estandes virtuais de empresas, promover reuniões e propor parcerias.

A abertura do Fórum, na segunda-feira (29/03), tem programação especial para o meio rural. O Seminário “Biogás e Biometano: oportunidades econômicas para o meio rural da Região Sul” abre as atividades, às 14 horas. Esse evento será aberto ao público em geral, e transmitido pelo Canal do Youtube do Fórum, sem necessidade de inscrição.

Potencial
Com temáticas que promovem o debate sobre o potencial da produção de biogás no Brasil, o Fórum prossegue de terça a quinta-feira na plataforma EventMobi, para os mil participantes que realizaram inscrição.

Dados que projetam a expansão do setor serão debatidos no painel “Panorama do Biogás no Brasil”, na terça-feira, quando será lançada a Nota Técnica Panorama do Biogás no Brasil em 2020, elaborada pelo CIBiogás. O documento tem o objetivo de compilar e apresentar informações que dão subsídio para o planejamento do setor de biogás no Brasil. A nota técnica traz atualização do número de plantas em operação, implantação e reformulação que fizeram uso energético do biogás até o ano passado e será disponibilizada aos participantes do evento.

Embora focado na realidade e em demandas da região Sul, o Fórum também receberá participantes de outros lugares, inclusive, internacionais. O painel programado para quarta-feira (31/03) propõe o debate sobre as relações entre Brasil e Reino Unido na produção de biogás. Durante a manhã, dez painelistas participam das discussões sobre a sinergia entre Brasil e Reino Unido para o setor.

Inovação

A programação também prevê a apresentação de diversos exemplos de produção e uso de biogás no Brasil. Experiências de empreendedores que encontraram benefícios ambientais, sociais e econômicos para descarbonização e a economia circular serão apresentadas na manhã de quinta-feira (1º/04).

O painel que encerra o Fórum, no dia 1º de abril, vai tratar do estímulo à inovação para o biogás no Brasil e reunirá representantes de entidades de pesquisa.

“Este ano o Fórum será inovador em vários aspectos. Primeiro por proporcionar participação on-line e gratuita aos participantes, por meio de uma plataforma bastante prática e dinâmica aos inscritos. Segundo, por dar continuidade em ações de articulação setoriais, a exemplo da reunião que acontecerá com pesquisadores para estimular a interação entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e a inovação na cadeia do biogás,” destaca o presidente da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA) e analista da Embrapa, Ricardo Luis Radis Steinmetz.

A programação completa do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano pode ser acessada no site do evento.

Divulgação:

 

Estandes virtuais
O Espaço Biogás de Negócios terá diversas empresas do ramo apresentando seus produtos e serviços e disponibilizando o contato para atendimento, reuniões e promoção de parcerias. No Fórum on-line, os espaços mantêm-se abertos e com atendimento disponível inclusive durante as apresentações ao vivo, com possibilidade de chat privado e reuniões paralelas em vídeo.

Agenda
Os quatro dias do Fórum têm debates simultâneos. A plataforma do evento possibilita que cada participante, a partir da programação oficial, monte a sua própria agenda com os seus tópicos, palestras e bate-papos do seu maior interesse.

As salas de palestras oferecem, além das apresentações ao vivo, tradução simultânea para o Inglês, um espaço de interatividade ao público. Será possível enviar perguntas durante as apresentações, que deverão ser pauta do debate que segue após cada painel.

Além do espaço de perguntas, as salas têm espaço chat, possibilitando o debate e networking.

Salas de discussão
No Fórum, estarão disponíveis 10 salas de discussão. Divididas por temas, elas serão abertas a todos os participantes e terão, cada uma, um moderador para estimular o bate-papo.

Realização e organização
O 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é realizado pelo CIBiogás, Embrapa e Universidade de Caxias do Sul, e tem organização da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA).

O primeiro Fórum de Biogás e Biometano foi realizado em Caxias do Sul (RS), em 2017, como evento estadual. A primeira edição no formato de Fórum Sul Brasileiro ocorreu em 2018, em Foz do Iguaçu (PR), e fechou o ciclo regional em 2019, em Chapecó (SC).

Com inscrições gratuitas e no formato on-line, neste ano, o Fórum atingiu o número máximo de inscritos: 1 mil participantes.

Serviço:
Site: http://www.biogasebiometano.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/BiogaseBiometano/
Instagram: https://www.instagram.com/biogasebiometano/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/biogasebiometano/
E-mail: organizacaoforum@biogasebiometano.com.br

DIVULGAÇÃO:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *