Comércio pode atender por telentrega e teleatendimento

Governo publicou mudanças nos protocolos do Modelo de Distanciamento Controlado nesta sexta. 

Classificada com a bandeira preta até a 07.03 em função do agravamento da pandemia, o Estado RS publicou alterações nos protocolos do Modelo De Distanciamento Controlado nesta sexta-feira (26.02) que permitem atividades do comércio varejista não essencial, com presença de funcionário, mas sem abrir as portas, a partir de hoje (27.02). São medidas sanitárias segmentadas substitutivas às definidas pelo Estado. No documento, o Estado mantém a permissão aos prefeitos para medidas mais restritivas.

Com a vigência da bandeira preta, o Estado do RS publicou alterações nos protocolos do modelo de distanciamento controlado. Com essa mudança, o comércio varejista não essencial de Caxias do Sul pode atuar com presencial restrito, considerando que a lotação SOMENTE para trabalhadores deve ser de 1 (uma) pessoa com máscara para cada 8 m² de área útil de circulação, respeitando o limite do PPCI. São permitidas atividades de comércio eletrônico, telentrega e teleatendimento. No entanto, está PROIBIDO o atendimento na porta, por meio de drive-thru ou take away (pegue e leve).

A presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, afirma que o comércio defende a abertura independente de bandeira, mas reconhece que o Estado buscou uma alternativa para flexibilizar o atendimento, mesmo de portas fechadas e sem contato com o cliente: “Neste cenário alarmante que vivemos hoje precisamos distinguir o cenário ideal do real, mas chegamos agora a um meio termo. Para nós comerciantes, manter as portas abertas é o cenário necessário diante das perdas que temos amargado com a pandemia, mas ter a possibilidade de atender, mesmo que seja por telentrega já é um alento”, afirma. Ela lembra que essa alteração possibilita que pelo menos uma parte dos funcionários possa atuar, mas não resolve a situação de quem vai ter que antecipar férias e utilizar banco de horas negativo: “Precisamos acreditar que possamos contornar essa situação difícil e retomar em breve as atividades. Esse é o momento, mais do que nunca, das pessoas se conscientizarem, evitando aglomerações, encontros familiares, protegendo a sua vida e daqueles que ama”, pontua. Ela lembra que manter os protocolos de saúde nos estabelecimentos, com uso obrigatório de máscara e utilização de álcool gel deve ser um hábito de todos.

O Sindilojas lembra que os recursos da CCT – COVID, como banco de horas negativo e adiantamento de férias para  os funcionários, estão disponíveis e podem ser colocados em prática durante o período de calamidade pública.

A Assessoria Jurídica do Sindilojas pode ser contatada através do telefone 4009-5517, 4009-5521 ou 99700-2555 e também pelos e-mails juridico@ sindilojascaxias.com.br e assi stentejuridico@ sindilojascaxias.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *