Pizzaria Napolitana, em Caxias do Sul (RS), ganhou referências italianas e brasileiras sob o conceito da preservação histórica

Situada na Serra Gaúcha, região de colonização italiana, em uma casa construída na década de 50, Gesto Pizza traz elementos arquitetônicos que conservam as raízes da tradição com soluções contemporâneas e criativas

Traços da arquitetura contemporânea brasileira em uma casa com referências típicas da colonização italiana. Essa é a marca que caracteriza o projeto da Gesto Pizza, assinado pela arquiteta Jessica De Carli.

A pizzaria ocupa o pavimento térreo e o pátio interno da antiga residência, construída em 1955, umas das primeiras edificações da Rua Alfredo Chaves, área central de Caxias do Sul, nº 998.  O ponto de partida da reforma iniciou-se com a remoção de paredes estruturais que dividiam o espaço interno, possibilitando um espaço amplo e com novos acessos. A acessibilidade também foi garantida pela instalação de um elevador panorâmico junto ao jardim, interligando os três  andares da edificação.

Foi adotado o balcão como elemento organizador, dividindo o espaço em frente e fundo. Cozinhas e sanitários são delimitados pelo coração da pizzaria: o forno. Vindo diretamente de Nápoles, na Itália, moldado em pedra e argila do próprio Vulcão Vesúvio e revestido com pastilha cerâmica. Em primeiro plano, o espaço de encontro do público se conecta com as visuais da rua, ativando a relação com quem caminha pela calçada da Rua Alfredo Chaves.

O aconchego do ambiente interno se traduz em tons terrosos, madeiras, curvas e texturas naturais, construindo um conjunto de formas e materiais que conversam entre si. O balcão curvo do bar e o forro ripado sobre as mesas reforçam a madeira como material que une o espaço interno do restaurante, descreve uma das arquitetas responsáveis pelo projeto, Daniela Bortolotto.

No mobiliário, o destaque fica para a coleção de cadeiras garimpadas pelos proprietários, assinadas por consagrados designers como Sergio Rodrigues, Jorge Zalszupin, Joaquim Tenreiro, Celina Zilberberg e Marcel Breuer.

O jardim da Gesto é um refúgio e respiro em meio ao centro da cidade. Da localização dos três jerivás nativos, que já habitavam o pátio interno da casa, partiu a origem dos desenhos curvos dos pisos e bancos revestidos em pedra portuguesa, uma referência ao paisagismo tropical brasileiro. Uma composição em preto e branco, recortadas e encaixadas, uma por uma. Um trabalho de artesão, assim como a receita de uma boa pizza, segundo a equipe de cozinha.

Divulgação:

Sobre a Gesto Pizza:

 Inspirada pela tradição italiana,  a Gesto Pizza inaugurou em Caxias do Sul no dia 28 de novembro de 2020, trazendo a autêntica pizza napolitana, caracterizada por seu formato arredondado, com bordas infladas, assada em forno a lenha, normalmente consumida individualmente e com as mãos. As pizzas são elaboradas de acordo com o Disciplinar Internacional da Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN), instituição em Nápoles, na Itália, onde o proprietário Fabio Paesi se especializou e que detém a marca coletiva “verdadeira pizza napolitana”. O cardápio conta ainda com outras iguarias típicas italianas, como: focaccia con burrata, polpetinne, parmegiana, panzarella, cannoli, afogato, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *