Profissional de TI: o mercado de trabalho está favorável

Docente do Senac Caxias do Sul aborda as oportunidades e dá dicas para quem deseja investir na área

No decorrer deste ano já se sabe que os profissionais da Tecnologia da Informação ganharam ainda mais relevância na vida das pessoas e das organizações. Mas será que com a retomada das atividades,o mercado de trabalho para quem atua na área da TI seguirá em alta? Para o docente e coordenador dos cursos de TI do Senac Caxias do Sul, Paulo Pasqual, sim. “O fato de as pessoas terem que trabalhar em suas casas e consumirem cada vez mais tecnologia estimulou o crescimento das empresas de TI.  Além disso, a pandemia não impactou diretamente no desenvolvimento de sistemas, porque os profissionais seguiram trabalhando”, afirmou.

Porém, Pasqual acredita que se a pandemia acelerou o surgimento das boas oportunidades de trabalho muitos profissionais não estavam preparados ou não tinham domínio de tecnologias necessárias para manter o trabalho realizado na empresa com a mesma qualidade em casa.  “Por outro lado, muitos estavam preparados e utilizaram dessa possibilidade para mostrar que é possível realizar um bom trabalho sem necessariamente estar presente na empresa.

Para os profissionais de TI, na minha opinião, não houve problema porque essa já é uma rotina comum para quem trabalha nessa área. Embora a empresa seja o lugar “oficial” de trabalho, muitos programadores e outros profissionais viajam para suprir demandas das empresas e seguem trabalhando com seus pares a distância”, explicou.

Para Pasqual as perspectivas daqui para frente para os profissionais da área são ótimas.“Vejo que além de abrir muitas oportunidades por conta das demandas emergentes no mundo de sistemas, ainda há uma mudança na relação de trabalho, mais aberta e sem um espaço físico definido.  A maioria dos programadores sonham em trabalhar em casa, seja no campo ou de frente para o mar.  Essa é uma realidade que ficou mais próxima com a pandemia, porque mostrou aos gestores das empresas que os profissionais de TI não precisam estar na empresa para desenvolverem um bom trabalho”.
O docente deu sugestões para quem está pensando em ingressar na área. Confira as dicas:

Conheça a área antes de ingressar de verdade. Isso significa estudar por conta, conhecer o que é programação e outras áreas de trabalho em TI; assistir vídeos e conversar com profissionais da área. Verifique se você se identifica com o trabalho e com a rotina.  Se a resposta for sim, é hora de ir para o passo 2.
Procure uma formação: existem muitos cursos no mercado para quem quer ingressar em TI. É importante investigar exatamente o que cada um oferece para observar as vantagens e desvantagens. Depois de escolher o curso certo é importante ter em mente que a formação é contínua e o profissional precisa estar sempre estudando novas tecnologias.
Coloque na qualificação para além de qualquer formação! Nenhum curso técnico ou superior ensina tudo e, evidentemente, não há como um curso abordar todos os conhecimentos fundamentais para uma área. Até porque, com o passar do tempo, esses conhecimentos se modificam. Então, o grande diferencial do profissional da área é focar na formação continuada, buscando o máximo de conhecimentos além do que é oferecido no ensino técnico ou superior.

Para finalizar, Pasqual não esqueceu daqueles que já estão atuando na área e que desejam crescer na profissão. Veja as sugestões do docente:

Como falei antes, formação continuada é um requisito para o profissional de TI. Então estar sempre estudando e se qualificando é fundamental para o crescimento.
Aposte nas soft skills, ou seja, o profissional de TI de hoje não pode ficar limitado às competências técnicas, ele precisa ter sobretudo competências socioemocionais: saber se relacionar, trabalhar em grupo, ser proativo e ter inteligência emocional. Isso tudo fará a diferença na carreira de qualquer profissional da área de TI.
Procure qualificação na área de gestão. Muitas grandes oportunidades na área de TI não estão diretamente ligadas ao desenvolvimento e sim à gestão de grandes projetos de TI que demandam experiência na área de tecnologia da informação, mas sobretudo experiência em gerir equipes.

Nesse sentido, conhecer métodos ágeis como o Scrum, por exemplo, é fundamental para o crescimento.

Divulgação:

Conheça também nossas parcerias em geração de conteúdo de entretenimento geral:

Sabe Caxias by Bitcom – Segunda à sexta das 10:15 às 11:00 horas e depois à disposição:

Youtube, facebook, instagram – Sabe Caxias e BitcomTV

https://www.facebook.com/bitcomtv/videos/274025030486102/

Cafeína Talk Show – todas as sextas uma nova estreia.  20 hs.

MÚSICA:

PUBLICIDADE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *