1° Encontro do Varejo de 2020 retratou impactos do coronavírus na economia e atingiu 194 expectadores em transmissão on-line

O Sindilojas Caxias realizou, nesta terça-feira (7), o 1° Encontro do Varejo de 2020. Devido às restrições ocasionadas pela pandemia de Covid -19 e para evitar a propagação do vírus, o evento foi exclusivamente on-line, por meio de transmissão ao vivo no Instagram da entidade e atingiu um público de 194 pessoas durante a transmissão, que puderam fazer perguntas e tirar dúvidas, por meio da plataforma, sobre o tema “Impactos do Coronavírus na Economia”  com o palestrante Oscar Frank, economista-chefe da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre e articulista de Economia do Portal Lócus Online.

Sendo reconhecidamente o comércio um dos segmentos mais afetados pela pandemia, a transmissão abordou os efeitos desta crise para os lojistas, focando nos desafios, alternativas e ações de enfrentamento que estão sendo implementadas e estão disponíveis para os empresários do setor. Com currículo de peso, Oscar Frank, possui graduação em Ciências Econômicas e mestrado em Economia, com ênfase em Economia Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua como  economista-chefe economista-chefe da CDL Porto Alegre. Na primeira parte da palestra, Frank  abordou questões macroeconômicas, como as principais mudanças na legislação, bem como o cenário atual da economia brasileira e perspectivas para o futuro. No segundo momento, o economista discorreu sobre as boas práticas que os comerciantes devem se disciplinar para ter durante o cenário de crise.

Para Frank, o momento é de preservação radical de caixa. “Os planos de expansão devem ser adiados e os empresários devem fazer renegociação ampla de dívidas. Mesmo quem estiver adimplente deve procurar renegociar itens como taxas de juros nas instituições financeiras, prazos para pagamentos e procurar antecipar recebíveis. É muito importante saber quais são as contas fixas, quais os gastos prioritários e o que é supérfluo e pode ser eliminado, evitando desperdício”, ressaltou.

O economista destacou ainda a possibilidade de usar as medidas de flexibilização de trabalho disponibilizadas pelo governo federal. Frank reforçou que no atual cenário os comerciantes precisam pensar apenas em marketing de curto prazo e focado no meio digital. “É preciso comunicar com clareja para os clientes quais são as mudanças na operação que ocorreram, como a falta de algum produto, para não frustrar o consumidor. Também, caso seja permitida a abertura dos estabelecimentos, quais as medidas de higienização e precaução foram tomadas pela loja para dar segurança ao público”, orientou.  O especialista ainda alertou os comerciantes para os impactos negativos de adotar uma postura oportunista durante a crise. “Esse tipo de ação deixa uma imagem negativa e um arranhão irreparável na credibilidade do negócio. As empresas mais engajadas em campanhas sociais para enfrentar este cenário são as que estão tendo um melhor retorno na sua imagem”, finalizou.

O Encontro do Varejo é um evento inovador realizado pelo Sindilojas Caxias para contribuir com a qualificação e desenvolvimento do comércio varejista. Nesta quinta-feira (9), às 19h30min, o Sindilojas Caxias realiza uma nova transmissão on-line  ao vivo no Instagram @sindilojascaxias, às 19h30min, sobre marketing digital com Evandro Carter, especialista em marketing digital que já ministrou cursos sobre  em diferentes regiões do Brasil, bem como nos Estados Unidos e em Portugal. Carter também é o criador do Método Astro, uma metodologia aplicada nos três países, voltado ao aumento de vendas em até 5X em apenas 30 dias. Além da metodologia, o especialista conduz o evento” Transformação Digital”, que leva conhecimento de alto impacto em marketing e vendas para empreendedores e que já teve mais de 10 mil participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *