Com apoio da UCS, Associação Caxiense de Natação busca novos títulos em 2020

Linha de apoio: Desempenho positivo no ano passado impulsiona a Associação a atrair novos apoiadores e ampliar a participação em competições estaduais

Os resultados obtidos pela Associação Caxiense de Natação (ACN/UCS) no último ano em diversas competições regionais confirmam o talento dos atletas e sinalizam o potencial de uma modalidade esportiva de (ainda) pouca visibilidade local junto ao público e a patrocinadores.

Como atesta o coordenador técnico da ACN, Braulio Andrade da Luz, 2019 foi o ano de maior expressão desde 2016, quando a entidade adotou a configuração atual, com patrocínio da Universidade de Caxias do Sul para a manutenção da estrutura de treinos e participação em competições.

Os atletas da ACN figuraram no pódio em competições regionais como os Jogos Abertos de Natação Caxias do Sul, que ocorreram em agosto; e o Festival UNISC de atividades físicas, realizado em setembro.

Ótimo desempenho também foi registrado nos Jogos Abertos de natação Femaçã, em Veranópolis, no mês de abril, e no Torneio de Natação 10 anos Corpo e Água, em Teutônia, em setembro passado.

O ano de 2019 também marcou a estreia da Associação em competições promovidas pela Federação Gaúcha de Natação (FGDA). Por não ser vinculada à Federação (o que acarretaria custos altos), a ACN participou a convite da entidade, disputando provas sem pontuar ou receber premiações.

Mesmo sem o registro oficial, impressiona o desempenho positivo da equipe no Campeonato Estadual de Inverno Federados Infantil a Sênior, em julho, e no Campeonato Estadual de Verão do Interior – Mirim a Sênior, em dezembro. Os atletas conquistaram posições entre 1º e 6º colocados em diversas modalidades de nado.

“Os resultados que obtivemos nas competições da FGDA demonstraram o equilíbrio entre nossos nadadores e os melhores atletas federados do Estado, apesar das limitações que enfrentamos, como o volume menor de treinos”, explica.

Atualmente, são 27 atletas ligados à Associação, 17 deles com dedicação integral à rotina de treinos e de preparação para competições. “Todos participam de competições, mas conforme a disponibilidade individual. Por exemplo, temos atletas que precisam conciliar o esporte com a rotina profissional, por isso nem todos podem se dedicar com exclusividade à natação”, explica o coordenador.

Graças à parceria com a UCS, os atletas da ACN têm acesso a piscinas e academia de musculação, além de acompanhamento físico, nutricional e fisioterápico, prestado por estudantes da UCS em estágio curricular. O auxílio das famílias dos atletas também é importante para a manutenção das atividades.

A ampliação da rede de parcerias é uma necessidade e foco de ações da ACN para esse ano. A coordenação prepara a participação em editais e a ampliação do contato com possíveis empresas parceiras.

ASSISTA AO PROGRAMA SABE CAXIAS BY BITCOM – CONTEÚDOS DE SEU INTERESSE

Acesse o link:

Sabe Caxias By Bitcom – Ao Vivo – 07/02/2020

Sabe Caxias By Bitcom – Ao Vivo – 07/02/20Assuntos de seu interesse.

Posted by Bitcom TV on Friday, February 7, 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *