Serra Gaúcha ganha loja virtual de produtos sustentáveis

Sabiá Ecoprodutos começa a operar com base em Caxias do Sul

 

Ajudar a diminuir o lixo que geramos todos os dias. É com este propósito que nasce a Sabiá Ecoprodutos, loja virtual de produtos sustentáveis, que iniciou suas atividades no início de dezembro de 2019 em Caxias do Sul. A empresa comercializa itens reutilizáveis e biodegradáveis como canudos de aço inox, copos retráteis de silicone, talheres dobráveis, sacos de lixo que se decompõem rapidamente, bolsas produzidas com tecidos reciclados. Tudo para que o consumidor possa recusar o uso de itens plásticos e descartáveis.

Um produto que é destaque é o kit zero lixo. Ele é composto por um copo retrátil, um canudo de inox e talheres dobráveis. Tudo isso dentro de uma necessaire e estojo que combinam. Sua dica de uso é para que possa ser levado dentro da bolsa ou mochila sempre, para recusar o uso de talheres, copos e canudos descartáveis em refeições fora de casa. Por ser compacto e leve, também é indicado para viagens e acampamentos.

De olho no impacto social, as bolsas e necessaires são produzidas por artesãs locais. Além disso, a prioridade é para produtos com fabricação regional e/ou nacional, evitando assim o transporte de longa distância, que também contribui para a poluição do planeta.

“Acreditamos que a sustentabilidade não tem a ver apenas com o meio ambiente. Ela precisa estar ancorada em um pilar que contemple a natureza, o social e o econômico como propósitos para todos os envolvidos na cadeia produtiva”, afirma Mateus Kremer, um dos sócios.

E foi com o foco nas nossas raízes que surgiu o nome e o logo da empresa. O sabiá-laranjeira é a ave símbolo do Brasil.

“Utilizar ecoprodutos é ter esperança em um mundo melhor. E o sabiá-laranjeira tem tudo a ver com isso: ele é um pássaro que só canta na primavera, e ouvir a sua música representa a certeza de que dias melhores estão por vir, que o inverno se despede e que inicia então a estação das flores, que logo será seguida por dias mais quentes”, explica Sabrina Didoné, sócia do empreendimento.

A atuação da empresa é online, e é possível fazer compras por meio do site www.sabiaeco.com.br. O cliente tem a opção de contratar o frete ou combinar para retirar no centro de Caxias do Sul – outra ideia para diminuir os impactos do transporte. A empresa também marca presença com estande em feiras naturais e artesanatos em toda a região.

publicidade:

 

Os sócios

A Sabiá Ecoprodutos é fruto de um sonho de cuidar da natureza do casal Mateus Kremer e Sabrina Didoné. Acostumados a acampar e a percorrer trilhas, eles decidiram fazer algo para preservar o que tanto amam.

Mateus tem 35 anos e é natural de Salvador do Sul, na Serra Gaúcha. É graduado em marketing e também é baterista. Como diretor de arte, desenvolveu a identidade visual de inúmeras marcas da região, e é o responsável pela criação do logo do recém-lançado Festival de Arte e Foto de Caxias do Sul, que substitui a Semana da Fotografia do município. Como baterista, toca há 15 anos na Blue Label, banda de rock que já abriu show para a lendária banda britânica de rock Deep Purple, em Porto Alegre. Tem entre seus principais hobbies a fotografia – com registro da natureza e do urbano.

Sabrina é natural de Caxias do Sul e tem 30 anos. É jornalista e editora de imagens. Em 2009, conquistou o primeiro lugar na categoria crônica no Prêmio de Jornalismo Experimental da Unisinos. Já em 2011, ficou em terceiro lugar no 4º concurso fotográfico da cidade de Colinas (RS). Atualmente, une as duas áreas em seu trabalho na Sala de Fotografia, em parceria com a fotógrafa Liliane Giordano. Também atua como editora-chefe da Revista Sala de Fotografia. Ao lado de Liliane, escreve textos conceituais para exposições fotográficas, análises de festivais de fotografia, bem como crônicas sobre a filosofia e a teoria da fotografia em um dos maiores portais de fotografia do Brasil, o Fhox.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *