A novidade deste ano no entorno dos Pavilhões é o local específico para os veículos de aplicativos.
Às vésperas das duas maiores festas populares do ano, a cidade se prepara para oferecer aos caxienses e aos turistas serviços e estruturas públicas que garantam segurança, lazer e diversão.
Para isso, a Prefeitura de Caxias do Sul trabalha em diversas frentes. Tanto para atender aos públicos da 35ª Festa Nacional da Uva e do Carnaval quanto à população, que por mais de 15 dias perceberá mudanças necessárias em ruas e nos locais dos eventos.
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) preparou esquemas especiais em suas áreas de atuação. A começar pelo Parque de Eventos da Festa da Uva, e vias nos arredores, que receberam sinalizações especiais e espaços específicos para serviços de transporte.
PORTÕES DO PARQUE DE EVENTOS
No caso do Parque, uma novidade é que veículos de transporte por aplicativo terão o Portão 2 como exclusivo para embarque e desembarque na Festa Nacional da Uva. O acesso fica na rua Ivo Remo Comandulli, na entrada do Grupo Escoteiro Moacara.
Os motoristas por aplicativo poderão embarcar e desembarcar passageiros em uma área onde é proibido estacionar, devidamente sinalizada. Ficou combinado entre a SMTTM e os prestadores do serviço uma tolerância de 10 minutos de espera. Fiscais de trânsito atuarão para evitar que esses motoristas fiquem por mais tempo no local.
O Estacionamento Principal, com entrada no Portão 1 e saída no Portão 8, será para veículos do público e táxis, que nesse espaço já tem um ponto de embarque e desembarque. Em breve, a SMTTM divulgará o funcionamento dos ônibus do transporte público para chegar e deixar do Parque.
O Portão 3 será de acesso ao Restaurante Piardi; o Portão 4, perto da Cancha de Laço, para veículos de serviço; o Portão 5, para ônibus de turismo e expositores; o Portão 6 será apenas para saída de veículos de serviço e expositores; o Portão 7 será para veículos de expositores do Centro de Eventos, de autoridades e de credenciados.
BLOQUEIOS NOS DESFILES
Os desfiles da Festa Nacional da Uva, que ocorrerão às quintas-feiras e aos domingos, exigirão bloqueios de ruas do centro da cidade.
A Secretaria de Trânsito informa que, às quintas, a partir das 17h, haverá interrupção total na rua Sinimbu, entre as ruas Vereador Mario Pezzi e Dr. Montaury, e ruas transversais entre a Avenida Júlio de Castilhos e a Rua Os Dezoito do Forte, em ambos os lados. Nos domingos, os bloqueios nesses pontos serão a partir das 13h.
Caso chova na quinta ou no domingo, o desfile será transferido para terça-feira, às 20h. As datas reservadas para esse caso são os dias 24 de fevereiro e 3 de março. Assim, às terças, o bloqueio ocorrerá a partir das 17h na Sinimbu, entre a Vereador Mario Pezzi e a Dr. Montaury, e ruas transversais entre a Júlio de Castilhos e a Os Dezoito do Forte.
Datas e horários dos desfiles da Festa da Uva 2026:
• 19/02/2026, quinta-feira, 20h
• 22/02/2026, domingo, 16h
• 26/02/2026, quinta-feira, 20h
• 01/03/2026, domingo, 16h
• 05/03/2026, quinta-feira, 20h
• 08/03/2026, domingo, 16h
• Pré-desfile: 15h e 19h, conforme as datas acima
• Local: Rua Sinimbu, entre as ruas Alfredo Chaves e Dr. Montaury.
* Em caso de chuva, os desfiles ocorrerão na terça-feira, com datas reservadas para 24 de fevereiro e 3 de março, às 20h
* Haverá concentração duas horas antes dos desfiles e uma hora antes dos pré-desfiles. Antes, fiscais de trânsito acompanharão o deslocamento dos carros alegóricos desde a Maesa, pelas ruas Plácido de Castro, Pedro Tomasi e Sinimbu. Após o desfile, acompanharão o retorno até a Maesa.
* Antes da concentração, a SMTTM reservará faixa de ônibus da rua Os Dezoito do Forte para desembarque dos ônibus dos distritos, para dispersão do desfile e retorno dos carros.
* Na próxima quarta-feira haverá ensaio na Sinimbu, com bloqueio das 20h às 23h, entre Alfredo Chaves e Dr. Montaury.
CARNAVAL DE RUA
Neste ano, o desfile das seis escolas de samba retorna à Sinimbu. Será dia 28 de fevereiro, sábado, com início às 19h e previsão de término entre 3h e 4h de domingo.
No dia 27, sexta-feira, haverá a montagem das estruturas do Carnaval. Por isso, a Secretaria de Trânsito fará bloqueio parcial da Sinimbu, a partir das 8h, no lado da Praça Dante Alighieri, entre as ruas Marquês do Herval e Dr. Montaury; e na bifurcação da Sinimbu com a Dr. Montaury.
No mesmo dia, a partir das 20h, o bloqueio será total na Sinimbu, entre a Marquês do Herval e a Rua Borges de Medeiros.
No sábado, dia do desfile carnavalesco, a Sinimbu será bloqueada totalmente, às 17h, entre as ruas Vereador Mario Pezzi e a Dr. Montaury, e ruas transversais entre a Av. Júlio de Castilhos e a rua Os Dezoito do Forte, em ambos os lados.
A SMTTM acompanhará o deslocamento dos carros alegóricos de cada uma das seis escolas de samba até o local do desfile e o retorno às comunidades.
As estruturas do Carnaval serão desmontadas no dia 1º de março, domingo, a partir das 8h. Exigirá bloqueio parcial da Rua Sinimbu, no lado da Praça Dante Alighieri, entre a Marquês do Herval e a Dr. Montaury.
De 12 a 15 de março será feita a desmontagem de demais estruturas na Sinimbu. A partir das 8h desses dias, a Fiscalização da SMTTM bloqueará parcialmente a Sinimbu, no lado da Praça Dante Alighieri, entre a Marquês do Herval e a Dr. Montaury.
Foto Clever Moreira