Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Márcia Caldart Tregnago
Médica Patologista e diretora do CPM LABORATÓRIO DE PATOLOGIA
Foto Leandro Araújo
Dispor de um laboratório de patologia para apoio durante a cirurgia faz uma enorme diferença tanto para o paciente como para o cirurgião e o hospital. Em uma cirurgia investigativa, não sabemos com que tipo de doença podemos nos deparar e contar com um exame transoperatório de congelação (para que o médico tenha acesso imediato ao diagnóstico do paciente, escolhendo a melhor maneira de avaliar a doença) deixa tudo mais fácil.
Como isso é possível? O laboratório de patologia envia o especialista ao hospital no horário da cirurgia. Com todo o material necessário para fazer a análise, a lesão é examinada, em tempo real, pelo patologista que define, de imediato, a natureza da lesão, ainda com o paciente na mesa cirúrgica.
Para entender melhor o exame de congelação: a amostra da lesão é congelada instantaneamente por um equipamento de resfriamento para adquirir firmeza e possibilitar a realização de cortes bem finos, que são analisados imediatamente ao microscópio, com um resultado dentro de poucos minutos.
A maior vantagem é que, em um único procedimento cirúrgico, determina-se a melhor forma de seguir com o tratamento. Além disso, evitam-se cirurgias adicionais, que sempre são um risco para o paciente, liberam-se salas cirúrgicas para outros procedimentos, aumenta-se a produtividade do hospital e diminuem-se custos.
Dessa forma, o papel do laboratório de patologia se consolida como fundamental nos procedimentos cirúrgicos.
Cada vez mais, as especialidades médicas utilizam os serviços de diagnóstico transoperatório de congelação para beneficiar o paciente. No entanto, a carência de médicos patologistas no mercado é um fator limitante para atender a demanda crescente por esse exame. Estímulos têm sido dados pela Sociedade Brasileira de Patologia para atrair mais jovens médicos para esta formação tão importante.
Ajudar, de fato, as pessoas com diagnóstico de câncer, por exemplo, doença cada vez mais prevalente nos tempos de hoje, é bastante gratificante.