
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:


Organizado por um coletivo de voluntários, evento chegou à sexta edição reconhecido pela relevância em temas da sustentabilidade
A sexta edição da Semana Lixo Zero, o maior evento de sustentabilidade de Caxias do Sul, realizado entre os dias 17 e 26 de outubro, teve êxito na mobilização da comunidade caxiense em torno do tema da sustentabilidade, em especial, na conscientização sobre o consumo e o descarte consciente de resíduos. A programação é organizada pelo Coletivo Caxias Lixo Zero.
A Semana deste ano teve cerca de 40 ações, como oficinas, workshops, rodas de conversa e atividades coletivas em escolas e empresas, que mobilizaram, diretamente, mais de oito mil pessoas, de forma presencial e online. Destaque para o Mega drive-thru de resíduos especiais, que arrecadou mais de três toneladas de itens de difícil descarte. Justamente com o Megadrive, foi realizada a Feira Lixo Zero, com marcas sustentáveis locais, além da Feira de Troca de Livros e oficinas de educação ambiental.
Em comunicação, os números também são expressivos, com mais de 140 mil pessoas alcançadas nas redes sociais @caxiaslixozero e veiculação de dezenas de notícias sobre o tema em veículos de imprensa – portais online, TV, rádio e jornais impressos – com relevância em Caxias do Sul e região. A organização da SLZ envolveu 18 voluntários e centenas de apoiadores.
A Semana Lixo Zero é um evento nacional, promovido pelo Coletivo Caxias Lixo Zero (que representa o Instituto Lixo Zero Brasil) e tem o objetivo de inspirar mudança de comportamento e estimular a sociedade a repensar seus hábitos de consumo e descarte. Por meio de atividades educativas, culturais e práticas, o movimento incentiva uma nova relação com o meio ambiente — mais consciente, responsável e circular.
A iniciativa está inserida no calendário oficial do município, conforme a Lei Municipal nº 8.798/2022, e se consolidou como uma das maiores ações de engajamento ambiental da Serra Gaúcha.
O patrocínio da Semana Lixo Zero 2025 foi de Cresci e Perdi, Sulpet Plásticos, Visate, Edicopy.
Mutirão de pintura das associações de reciclagem fica para 2026
Uma das grandes novidades desta edição, o Mutirão de Pintura nas associações de reciclagem precisou ser adiado, durante a realização da SLZ, por conta da chuva. A ação, em parceria com a SEMMAS, será remarcada para 2026, em data ainda a ser divulgada. O mutirão tem o objetivo de revitalizar os espaços de trabalho dos recicladores, valorizando o papel dessas entidades na cadeia da reciclagem.
Divulgação Sabe Caxias: