Lei estabelece as metas e prioridades do governo para o ano seguinte
Nesta sexta (29), a Prefeitura protocolou na Câmara de Vereadores o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentares (LDO) 2026. Conforme a legislação, o prazo para entrega no legislativo é o último dia de agosto. O prefeito Adiló Didomenico, o vice-prefeito Edson Néspolo e o secretário de Gestão Estratégica e Finanças (SMGEF), Gilberto Galafassi, fizeram a entrega do projeto ao presidente da Câmara, vereador Lucas Caregnato.
A LDO estabelece as metas e prioridades do governo para o ano seguinte, estabelece as bases para o planejamento financeiro municipal e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Não detalha todas as ações, mas define as regras e prioridades que vão guiar o orçamento do próximo ano, estabelecendo parâmetros para garantir o equilíbrio das contas públicas e a sustentabilidade fiscal do município.
A LDO 2026 está ligada ao Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O orçamento previsto para 2026 é de R$ 4.071.883.746,73.
Também acompanharam a reunião o secretário adjunto da SMGEF, Francis Venturin, o executivo do escritório de Brasília, Mauro Pereira, os vereadores Zé Dambrós e Andressa Marques, e o diretor-geral da Câmara, Ricardo Barazzetti.
Foto: Ícaro de Campos