Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Mudança de horários das UBSs começa dia 3 de novembro e trará economia de R$ 1,8 milhão anuais à Secretaria Municipal da Saúde

Unidades passarão a abrir às 8h e funcionarão até as 17h, e os sete postos estendidos fecharão uma hora antes, às 20h

Uma economia de R$ 1,8 milhão anuais. Essa é a estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com a mudança de horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a partir de 3 de novembro. Os postos passarão a atender a partir das 8h em vez das 7h30min e fecharão às 17h, sendo que atualmente o expediente termina às 16h30min. As UBSs com horários estendidos começarão os trabalhos também às 8h e funcionarão até as 20h, uma hora antes do que vem ocorrendo.

“O principal objetivo, além da otimização de recursos e processos administrativos, é a manutenção da qualidade nos atendimentos. Isso facilitará a gestão e irá melhorar a cobertura territorial, além de simplificar a comunicação com os usuários”, destaca o secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno.

Sobre as principais fontes de redução, haverá diminuição do adicional noturno (que entre às 20h e 7h tem acréscimo de 20% a 25% sobre o salário-base), diminuição de horas extras, eliminação de períodos ociosos e redução de retrabalho administrativo. A previsão é de que mensalmente sejam economizadas 82,13 horas extras.

A análise de dados de 2024 mostra que a maior demanda ocorre até as 19h, validando a proposta de atendimento até as 20h como suficiente para cobrir as necessidades da população. A média de procedimentos por dia entre 20h e 21h chegou a 2,21, e de consultas a 1,76 pacientes, confirmando que o atendimento até as 20h mantém a qualidade de acessibilidade. As UBSs com horário que serão estendidos às 20h são do Reolon, Desvio Rizzo, Cinquentenário, Cruzeiro, Eldorado, Vila Ipê e Esplanada.

Para a diretora da Atenção Primária em Saúde, Juliana Argenta Calloni, a mudança visa também uma eficiência com a otimização de processos e resultados, o uso racional dos recursos públicos e pensando também no bem-estar da população para que nos dias de mais frio e chuva os usuários não precisem se dirigir tão cedo aos serviços.

 

Deixe seu comentário:

Publicidade

Menu

Curta no social

Mensagem do Editor:

Queridos seguidores. Nossa profunda e sincera gratidão pelo prestígio que vocês nos oferecem ao acessar nosso Portal e ouvirem a Rádio Sabe. Este é um espaço de relações públicas que não existiria sem o carinho e atenção de vocês. Sigam conosco. Trabalhamos sempre para o melhor da sociedade. Pensando bem, dá para ser feliz. Grande abraço. Att. Miguel Brambilla – Editor: MTB: 10.712

Podcast TEORIA DE TUDO