Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Instituição terá acesso a formações gratuitas e avaliações técnicas
O Lar da Velhice São Francisco de Assis, de Caxias do Sul, foi selecionado para iniciar sua certificação no Selo ODS Brasil 2025/2026. Esse reconhecimento nacional respalda organizações comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Agora, o Lar terá acesso a diversas ferramentas e apoio estratégico para conquistar, futuramente, a certificação. O aceite foi dado pelo Instituto Vozes da Inclusão, que conduz a iniciativa no país.
O Selo ODS Brasil é acessível a organizações públicas e privadas. A certificação reconhece iniciativas com resultados concretos no campo da sustentabilidade, realizadas no período de até 12 meses anteriores à adesão, demonstrando alinhamento efetivo com os compromissos da Agenda 2030. Essa Agenda é um plano de ação global adotado pelas Nações Unidas em 2015, que estabelece 17 ODS e 169 metas a serem alcançadas até 2030, a fim de erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos.
Durante o processo, o Lar terá acesso a um mapeamento e diagnóstico técnico das ações realizadas; formação sobre os ODS com linguagem acessível e aplicável; mentoria coletiva com especialista e apoio para alinhar seus projetos aos indicadores da Agenda 2030. As organizações que completam essa jornada de formação e são aprovadas na etapa de auditoria passam a ter autorização formal para utilizar o Selo ODS Brasil, com validade de 12 meses.
“Ao aderir ao processo para a obtenção do Selo, o Lar da Velhice reafirma seu compromisso com a promoção do envelhecimento digno, com afeto, respeito e inclusão. Há mais de seis décadas, nossa instituição filantrópica atua com dedicação no cuidado integral de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, sempre orientada pelos princípios da solidariedade e da justiça social”, define Valdir Costella, diretor da instituição.
Lar da Velhice São Francisco de Assis
Fundado em 1960 pela Terceira Ordem Franciscana Secular, o Lar da Velhice surgiu do esforço da comunidade, que reconheceu a necessidade de um espaço digno para acolher pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. Desde a criação, prioriza o cuidado humanizado e a qualidade de vida dos residentes, sendo a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) mais antiga de Caxias do Sul.
O Lar fornece hospedagem, alimentação e serviços de saúde e convivência, mantendo-se com doações. Sem fins lucrativos, está localizado no bairro Marechal Floriano, em Caxias do Sul, e preza pelo atendimento de idosos que não têm condições de viver com suas famílias.