Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Solenidade com a presença do Governador do Estado e demais autoridades aconteceu na tarde de segunda-feira, 22 de setembro.
Pouco mais de um ano após reabrir a Unidade Materno Infantil, inicialmente em uma estrutura transitória, o Hospital Virvi Ramos inaugurou na tarde desta segundafeira, 22 de setembro, o novo e moderno espaço, que ocupa uma área de 1.500m². O evento de inauguração contou com a presença do Governador do Estado, Eduardo Leite, da Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, do Prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomênico, Deputados Estaduais e Federais da região e vereadores.
A nova maternidade SUS do Hospital Virvi Ramos foi estruturada com Centro Obstétrico, 08 leitos de UTI Neonatal e Internação obstétrica, construída com recursos oriundos do Governo Estadual, Prefeitura de Caxias do Sul, Câmara de Vereadores e emendas parlamentares, com custo aproximado de 18 milhões de reais. A Diretora-Executiva da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen, salienta que a nova maternidade será referência em qualidade e segurança: “Teremos aqui uma das melhores maternidades SUS do Estado, com um projeto altamente qualificado, tanto em estrutura física, como equipe multiprofissional, garantindo assim qualidade e segurança no atendimento às gestantes e recém nascidos de toda região. Quero agradecer a todos que contribuíram para que pudéssemos entregar uma Unidade Materno Infantil de ponta e acolhedora”.
Um dos diferenciais da nova maternidade será a possibilidade da realização do parto na água, modalidade de assistência ao trabalho de parto em que a gestante permanece imersa em água aquecida, em banheira específica, sob acompanhamento de equipe capacitada, como explica a Gerente da Unidade Materno Infantil, Tatiane Bazi Ribeiro: “Essa técnica pode ser utilizada no trabalho de parto ou também no momento
da expulsão do bebê. A banheira traz ganhos em humanização e satisfação do usuário.
Representa uma inovação com impacto social positivo, valorizando a maternidade como espaço de respeito e cuidado”. A nova maternidade atenderá pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios, sendo referência para os 49 municípios da macrorregião da serra, e contará com um Centro Obstétrico, sala de recuperação, duas salas de cesárea, três salas Pré parto, parto e pós parto, UTI Neonatal com 10 leitos (08 SUS e 02 convênios) e uma ala de internação obstétrica, com capacidade para realização de até 130 partos por mês. Vale lembrar, que desde 1º de julho de 2024, a Unidade materno-infantil operava em fase transitória, ocupando uma área que não vinha sendo utilizada pela
instituição, até que a nova maternidade estivesse pronta. Em quase 15 meses de atividade, desde o ano passado até hoje, foram realizados 1.146 partos pelo SUS.
publicidade: