Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

FAS completa 30 anos caminhando para a modernidade

Fundação está sendo transformada em secretaria, medida que trará mais qualidade no atendimento à população.

O domingo, 4 de janeiro de 2026, celebrou um marco para Caxias do Sul: 30 anos de criação da Fundação de Assistência Social (FAS), instituída em substituição à Comissão Municipal de Amparo à Infância (COMAI), pedra fundamental da assistência social no município.

Criada em 1962 com a finalidade de acolher e encaminhar crianças e adolescentes em situação de risco, a COMAI unia esforços do poder público, empresas e entidades para oferecer amparo e aprendizagem profissional. Com o decorrer do tempo, surgiu a percepção de que o modelo não era mais suficiente para atender às demandas de uma cidade do porte de Caxias do Sul. Para qualificar a atenção à população é criada, em 4 de janeiro de 1996, a Fundação de Assistência Social. Ao invés de um braço de apoio voltado à área social, a FAS se tornou o coração da proteção social no município, unindo estrutura, equipe técnica qualificada e orçamento robusto.

Ao longo dessas três décadas, a FAS proporcionou a evolução do conceito de “caridade” para a consolidação da assistência como um direito ao cidadão. Através de uma rede robusta que inclui CRAS, CREAS, serviços de convivência e políticas de acolhimento a crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas, a fundação construiu uma base técnica sólida e humanizada que é referência em todo o estado.

O ano de 2026, porém, será novamente um marco para a assistência social com a criação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASC). Mais do que uma mudança administrativa e de nome, Caxias do Sul dá um salto estratégico para fortalecer as políticas públicas. Se nesses últimos 30 anos a FAS foi o alicerce de grandes transformações na rede socioassistencial da cidade, a nova secretaria permitirá ao município enfrentar os desafios com mais modernidade. A nova secretaria, além da estrutura atual da FAS, agregará também setores da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS) voltados à proteção social.

Com vinculação à administração direta, a nova pasta terá mais agilidade administrativa, ganhando agilidade em processos licitatórios e na execução orçamentária, permitindo que os recursos cheguem de forma mais rápida onde são necessários. Como secretaria, a nova pasta ganha também maior peso político para dialogar de igual para igual com as áreas de Saúde, Educação e Segurança, criando uma rede de proteção ainda mais integrada.

Para Mauro Trojan, presidente da FAS até o dia 31 de dezembro e agora secretário que responde pela nova pasta, Caxias do Sul está passando por um momento histórico. “Toda a construção que vem sendo feita nas últimas décadas, com a COMAI e nos últimos trinta anos pela FAS, seguirá conosco. O que estamos fazendo agora é aproveitar todo esse conhecimento que a fundação, com a sua história representa, e levando para uma estrutura mais ágil e moderna. Teremos mais agilidade, mantendo a qualidade do atendimento, que sempre foi uma marca da FAS. Continuaremos sendo uma referência para os outros municípios. E agora uma referência com a sua estrutura modernizada. Um mostra disso é que nós teremos uma estrutura interna volta à Assistência Social e outra que cuidará da Proteção Social.”

Foto FAS: Flávio Jeske

Divulgação Sabe Caxias:

 

 

Deixe seu comentário:

Publicidade

Menu

Curta no social

Mensagem do Editor:

Queridos seguidores. Nossa profunda e sincera gratidão pelo prestígio que vocês nos oferecem ao acessar nosso Portal e ouvirem a Rádio Sabe. Este é um espaço de relações públicas que não existiria sem o carinho e atenção de vocês. Sigam conosco. Trabalhamos sempre para o melhor da sociedade. Pensando bem, dá para ser feliz. Grande abraço. Att. Miguel Brambilla – Editor: MTB: 10.712

Podcast TEORIA DE TUDO