A partir de solicitações de moradores, parlamentar vistoriou pontos críticos da rodovia para documentar reivindicações que serão apresentadas à Secretaria de Logística e Transportes e ao Daer/RS na próxima semana
O deputado estadual Neri, o Carteiro (PSDB) vai solicitar obras de melhorias em seis acessos da Rota do Sol no perímetro de Caxias do Sul e um de São Francisco de Paula. Recebidas das comunidades, as demandas serão levadas à Secretaria Estadual de Logística e Transportes e ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer/RS) em audiência na próxima semana.
Para sustentar a argumentação, Neri percorreu os pontos críticos para produzir imagens que, somadas aos depoimentos recebidos de moradores, empresários e comerciantes das localidades e do testemunho próprio, vão compor a documentação de reivindicação de obras. Um vídeo da vistoria foi publicado nas redes sociais do deputado nesta quinta, dia 24.
Dificuldades de tráfego e precariedade da infraestrutura, que acabam por contribuir com a ocorrência de acidentes com danos materiais, ferimentos e óbitos, são os fatores que tornaram prioritária solicitação para os seguintes acessos:
– ao bairro Serrano
– à Rua Atílio Andreazza (bairro N.Sra. do Rosário)
– ao bairro Jardim das Hortênsias
– à localidade de Santo Homo Bom
– ao distrito de Vila Seca
– ao distrito de Criúva
– ao distrito de Cazuza Ferreira (na localidade de Décio Ramos, São Francisco de Paula)
Entre as principais deficiências estão a falta de sinalização e de estruturas como trevos, rotatórias e refúgios que facilitem o fluxo de trânsito, além de irregularidades nos acostamentos e dos danos na pista de rodagem.
“Consideramos muito importante a destinação de R$ 130 milhões pelo governo do Estado para a requalificação da Rota do Sol, incluindo novo recapeamento asfáltico e a recuperação de encostas, especialmente no trecho entre Caxias do Sul e Lajeado Grande. Porém, é preciso um olhar também em relação aos acessos, especialmente em locais bastante povoados e de tráfego intenso como os que visitamos”, pontua o deputado.
Incluindo esse valor anunciado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, em janeiro, o governador Eduardo Leite estimou, em palestra na CIC no final do mesmo mês, que o investimento na recuperação da Rota do Sol pode chegar a R$ 200 milhões, com obras também no trecho entre Tainhas (São Francisco de Paula) e a BR-101, no Litoral Norte.
“Sabemos que não há como o poder público fazer tudo, mas confiamos em conquistar as melhorias possíveis nos acessos, a exemplo do que foi feito no trevo de Fazenda Souza (distrito de Caxias do Sul). São intervenções que farão muita diferença na vida das comunidades do entorno e de todos os usuários da nossa Rota do Sol”, defende Neri.