Equipe está indo neste momento até Galópolis e Vila Cristina para orientar famílias a procurarem locais seguros
A Defesa Civil Municipal informa que choveu nas últimas horas acumulados de 100mm e a previsão de hoje é de chover entre 40mm e 90mm. Sendo assim, as áreas mais preocupantes são Galópolis, Vila São Pedro, em Vila Cristina, e a rua Pedro Girardi, no bairro Reolon.
Em Galópolis, os moradores das ruas próximo às encostas como a José Casa, Antônio Chaves e José Comerlato vão ser orientados a ficarem atentos a qualquer movimentação de terra, árvores e postes inclinados. “Nesses sinais, eles devem procurar um local seguro, ao menos hoje, porque a previsão amanhã é a chuva dar uma acalmada”, explica o tenente Armando da Silva, coordenador da Defesa Civil Municipal.
Quanto à Vila São Pedro, a ponte improvisada feita para o desclocamento das famílias fica encoberta pela água durante a chuva mais forte (foto). “Iremos orientá-los também a procurar locais seguros hoje. A água ali baixa muito rápido, mas é um alerta para a segurança de todos”, informa.
Já no bairro Reolon, algumas residências estão interditadas na rua Pedro Girardi. “Estas também devem ser desocupadas preventivamente”, avisa. Importante ressaltar, que no Reolon, que os alagamentos estão diretamente relacionados ao descarte irregular de lixo, entupindo as redes de drenagem.
Durante a noite, a Defesa Civil recebeu alguns chamados solicitando lonas (devido a goteiras), que estão sendo distribuídas pelos Bombeiros.
ESTUDOS DE GALÓPOLIS: A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) recebeu na segunda-feira (16), da empresa Terraservice, os estudos geológicos/geotécnicos no bairro Galópolis. O material compreende relatórios, além de mapeamento das áreas de risco para deslizamentos, categorizadas em risco alto, médio e baixo. Para as áreas de risco alto foram apresentados anteprojetos de obras estruturais para minimizar o risco.
Os mapas de risco já foram encaminhados para a Defesa Civil para que se tomem medidas preventivas quanto as chuvas fortes que estão previstas (o que está sendo feito neste momento). Também foram entregues estudos hidrológicos de risco de enxurradas para o Arroio Pinhal, encaminhados à Secretaria Municipal de Obras.
Segundo o secretário Ronaldo Boniatti, na próxima semana está prevista uma reunião com o Ministério Público para definir as ações. “Os anteprojetos de obras estruturais serão protocolados em órgãos estaduais e federais a fim de viabilizar recursos para implantação. Também será organizada uma reunião na comunidade para informar de todo o estudo e seus encaminhamentos”, informa.
Foto Divulgação