Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Corrida ao Piratini ganha forma: partidos começam a definir candidatos ao governo do Rio Grande do Sul

CAXIAS DO SUL – A disputa pelo Governo do Rio Grande do Sul nas eleições de 2026 entra em uma semana decisiva. Com o período oficial das convenções partidárias em andamento, os partidos têm até 5 de agosto para homologar seus candidatos e definir alianças. O registro oficial das candidaturas deverá ser feito até 15 de agosto, junto à Justiça Eleitoral.

Até esta terça-feira (28), as principais definições no cenário gaúcho apontam para uma eleição bastante disputada.

Entre as candidaturas já encaminhadas ou confirmadas pelas legendas estão:

  • Gabriel Souza (MDB) – atual vice-governador do Estado, é o nome apoiado pelo grupo político do governador Eduardo Leite e lidera a composição governista. O PSD integra a aliança e indicou o deputado estadual Ernani Polo para a vaga de vice-governador.
  • Juliana Brizola (PDT) – ex-deputada estadual, consolidou uma ampla frente de centro-esquerda após acordo entre PDT e PT. O ex-deputado estadual Edegar Pretto (PT) retirou sua pré-candidatura e passou a compor a chapa como candidato a vice-governador.
  • Luciano Zucco (PL) – deputado federal e principal nome da direita gaúcha, teve sua candidatura anunciada pelo Partido Liberal e busca reunir os partidos alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A deputada estadual Silvana Covatti foi anunciada como candidata a vice na chapa.
  • Marcelo Maranata (PSDB) – prefeito de Guaíba, é o candidato tucano ao Palácio Piratini e tenta reposicionar o partido após a saída de Eduardo Leite para a disputa presidencial.

Apesar dessas definições, o cenário ainda pode sofrer alterações até o encerramento das convenções. Coligações, federações e eventuais desistências continuam sendo negociadas nos bastidores, especialmente entre partidos médios que ainda avaliam a composição das chapas majoritárias.

Com o fim das convenções, a campanha eleitoral entra em uma nova fase. A propaganda eleitoral começa em 16 de agosto, enquanto o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão terá início em 28 de agosto. O primeiro turno das eleições está marcado para 4 de outubro de 2026.

A expectativa é de uma disputa polarizada entre a base governista, a frente de centro-esquerda e o bloco conservador, com temas como reconstrução após eventos climáticos, infraestrutura, saúde, segurança pública e desenvolvimento econômico dominando o debate eleitoral no Rio Grande do Sul.

Divulgação Sabe Caxias Multimídias – Desde 2010

Deixe seu comentário:

Menu

Curta no social

Mensagem do Editor:

Queridos seguidores. Nossa profunda e sincera gratidão pelo prestígio que vocês nos oferecem ao acessar nosso Portal e ouvirem a Rádio Sabe. Este é um espaço de relações públicas que não existiria sem o carinho e atenção de vocês. Sigam conosco. Trabalhamos sempre para o melhor da sociedade. Pensando bem, dá para ser feliz. Grande abraço. Att. Miguel Brambilla – Editor: MTB: 10.712

Podcast TEORIA DE TUDO