Durante participação na Sessão Ordinária desta quarta-feira (11), Ubiratã Rezler manifestou disposição da entidade em congregar esforços pelo desenvolvimento de Caxias do Sul e Região
Na manhã desta quarta-feira, dia 11, o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Ubiratã Rezler, em caráter institucional, ocupou a tribuna da Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, numa iniciativa que teve por objetivo estreitar a aproximação da entidade com o Legislativo Municipal. Também participaram os vice-presidentes de Indústria, Oliver Viezzer, de Comércio, Marcos Rossi Victorazzi, de Serviços, André Zuco, e o diretor-executivo, Gelson Dalberto.
Durante sua manifestação, Rezler apresentou a nova gestão e a trajetória da CIC Caxias, ressaltando o papel histórico exercido pela entidade na defesa do desenvolvimento econômico e da empregabilidade regional. “É extremamente importante que a Câmara de Vereadores conheça o que a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços tem feito, especialmente no debate de políticas que permitam manter e ampliar a empregabilidade na nossa Região”, afirmou.
O presidente agradeceu a acolhida dos vereadores e destacou a importância do diálogo permanente entre as instituições. “Queremos estar cada vez mais próximos de vocês, independentemente de partidos, porque o debate de temas relevantes para a comunidade precisa ser construído de forma conjunta”, disse, ao definir a CIC Caxias como uma entidade de atuação política, mas apartidária.
Outro ponto central da fala foi a celebração dos 125 anos da CIC Caxias, que serão comemorados em 2026. Rezler lembrou que a entidade foi fundada em 8 de julho de 1901, apenas 11 anos após a emancipação de Caxias do Sul. “É um marco extremamente importante. Será um ano intenso, com uma série de ações, inclusive integradas à Festa da Uva, e esperamos contar com as vereadoras e vereadores para celebrar e enaltecer a história da nossa entidade”, destacou.
Na mesma sessão, foi exibido um vídeo institucional que resgata a trajetória da CIC Caxias desde sua fundação por um grupo de comerciantes e industriais liderados por Ítalo Victor Bersani, quando ainda se chamava Associação dos Comerciantes de Caxias do Sul, até sua consolidação como uma das principais entidades representativas do setor produtivo do Rio Grande do Sul. “Ao longo de mais de um século, aprendemos uma lição básica e sempre atual, a de que o desenvolvimento não se faz em ilhas. Ele exige convergência, coordenação e respeito entre instituições. É nesse espírito que estamos aqui”, reiterou Rezler, que ainda enfatizou a missão, visão e princípios que vão nortear a CIC Caxias nos próximos anos.
À noite, os dirigentes da CIC Caxias retornarão à Câmara de Vereadores para prestigiar a Sessão Solene de entrega do título de Cidadão Caxiense ao senador Luiz Carlos Heinze, momento em que a entidade fará a entrega de uma placa ao parlamentar.
Foto: Denise Suzin Borges/CIC Caxias