Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

CDL Caxias aponta alta de 8,2% no ticket médio para a Black Friday

Pesquisa do Núcleo de Informações de Mercado revela expectativa de investimento de R$ 1,4 mil por consumidor, com o foco em eletrônicos, vestuário, móveis e calçados. Entre os motivos apontados estão oportunidade de preço menor e antecipação de compras de Natal

 A Black Friday 2025 deve movimentar o comércio caxiense. É o que mostra a pesquisa de intenção de compras realizada pela CDL Caxias, por meio do Núcleo de Informações de Mercado. O levantamento revela que o ticket médio pode crescer 8,2% em relação a 2024, alcançando R$ 1.437,00 por consumidor. Entre os entrevistados, 45,4% pretendem gastar mais do que no ano anterior e 32,8% devem manter o valor. A expectativa é de aquisição média de três produtos por pessoa.

Os itens mais desejados neste ano são eletroeletrônicos (18,5%), vestuário (17,8%), móveis e eletrodomésticos (17,6%) e calçados (11%). A maioria das compras será destinada para uso próprio (56,5%) ou presentes para a família (35,6%). Entre os principais motivos para aproveitar as promoções estão a oportunidade de preço menor (33,7%), o desejo de adquirir um produto novo ou melhor (24,2%), a necessidade de reposição (13,8%) e a antecipação das compras de Natal (12,8%).

Consumidor atento e seletivo

A intenção de compra permanece estável, com 40,4% dos consumidores declarando que irão aproveitar a data — variação de apenas 1,5% em relação ao ano passado. No entanto, a percepção sobre as promoções segue dividida: 51% acreditam que nem todas as empresas oferecem descontos reais, enquanto 45,1% confiam nas ofertas.

Entre os que planejam gastar mais, 41,8% consideram que os descontos valem a pena, 21,4% afirmam ter mais produtos na lista e 17,9% relatam que os itens desejados estão mais caros. O levantamento também aponta clientes mais vigilantes, com 77,6% monitorando preços para confirmar se os descontos são, de fato, reais.

Já entre os que não pretendem realizar compras, 33,3% afirmam não precisar de produtos, 27,2% não acreditam nas promoções e 26,3% têm outras prioridades. A falta de dinheiro ou crédito foi citada por 13,2%. Mesmo diante de eventuais incentivos, 84,2% dos que não planejam comprar reafirmaram essa decisão, enquanto apenas 15,8% afirmaram que poderiam mudar de ideia diante de promoções realmente atrativas.

Experiência do comércio

A experiência física no comércio continua relevante. Embora 45,1% dos entrevistados acreditem que o e-commerce tende a substituir as lojas físicas, 26,4% defendem que a compra presencial possui seus próprios atrativos. As lojas de rua do Centro seguem como preferência de 40,6% dos consumidores, seguidas pelo comércio virtual de outras cidades (15,4%), comércio virtual local (13,9%) e shoppings de Caxias do Sul (13,5%).

Entre os fatores que mais influenciam a escolha do local de compra estão o preço, as promoções e as condições de pagamento (26,6%), seguidos pela qualidade e variedade dos produtos (20,8%) e pelo atendimento (17%).

Para buscar preços e ofertas, os consumidores utilizam, principalmente, sites de busca (24,4%), lojas físicas (23,1%), sites das lojas (22,2%), além de redes sociais como Instagram (13,1%), WhatsApp (8,4%) e Facebook (5,7%). Cartazes ou folhetos ainda são mencionados por 2,6% dos entrevistados.

A pesquisa também aponta mudanças no comportamento de pagamento. Pela primeira vez, o PIX (35,3%) aparece à frente do cartão de crédito (29%), seguido pelo débito (20,5%) e dinheiro (13,1%).

Sobre a pesquisa da CDL Caxias do Sul

A pesquisa Black Friday 2025 da CDL Caxias foi realizada com 618 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 25 e 30 de outubro de 2025. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. O estudo pode ser acessado na íntegra em https://www.cdlcaxias.com.br/cms/assets/uploads/files/ef428-pesquisa-black-friday-1-.pdf .

Divulgação Sabe Caxias:

 

 

Deixe seu comentário:

Publicidade

Menu

Curta no social

Mensagem do Editor:

Queridos seguidores. Nossa profunda e sincera gratidão pelo prestígio que vocês nos oferecem ao acessar nosso Portal e ouvirem a Rádio Sabe. Este é um espaço de relações públicas que não existiria sem o carinho e atenção de vocês. Sigam conosco. Trabalhamos sempre para o melhor da sociedade. Pensando bem, dá para ser feliz. Grande abraço. Att. Miguel Brambilla – Editor: MTB: 10.712

Podcast TEORIA DE TUDO