Cidade recebe comunicadores de diversos países no XV Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais do Turismo da OMPT
As atenções do jornalismo mundial estão voltadas para Caxias do Sul. Até sexta (7/11), a cidade sedia o XV Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais do Turismo da OMPT (Organización Mundial de Periodismo Turístico).
O patrocínio é do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR) e da Secretaria de Comunicação (SECOM), da Sicredi Pioneira, do Quinta São Luiz e da viação Giratur.
A realização é da Prefeitura de Caxias, pela Secretaria Municipal do Turismo e Desenvolvimento Econômico, OMPT e o Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau.
O apoio é da Universidade de Caxias do sul, do Sebrae e do Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho (SEGH).
A abertura do Congresso será nesta segunda, às 9h, no Quinta São Luiz, com solenidade para autoridades, imprensa e público inscrito. Até as 18h haverá uma série de palestras sobre turismo, entre elas do Secretário Estadual de Turismo, Ronaldo Santini, e do jornalista Miguel Ledhesma, presidente e fundador da OMPT.
O encontro reunirá comunicadores, acadêmicos e referências do turismo da Argentina, Chile, Itália, Estados Unidos, México, República Dominicana, Panamá, Brasil, entre outros países.
“É uma satisfação receber um congresso desta envergadura, o que traz muito orgulho para Caxias do Sul. Contar com profissionais influentes e tão renomados engrandece nossa cidade, porque eles nos trarão experiências e divulgarão Caxias pelo mundo”, avaliou o Secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Felipe Gremelmaier.
Até sexta, os jornalistas estrangeiros serão levados a uma série de pontos turísticos da cidade, conhecendo destinos em Ana Rech, Criúva, Galópolis, e também na zona urbana. Além de serem apresentados às tradições italianas, gauchescas, gastronômicas, praças, vinícolas e cervejarias.
“Aguardo com grande expectativa o início do Congresso, que representa muito mais do que uma reunião acadêmica ou profissional: é um espaço de intercâmbio humano e cultural onde o jornalismo se torna uma ponte entre destinos, identidades e realidades que merecem ser contadas”, declarou o presidente da OMPT, Miguel Ledhesma.
Foto Clever Moreira