Vice-Prefeito Edson Néspolo foi a São Paulo receber as distinções, acompanhado pela secretária Grégora, da SMATI
Caxias do Sul conquistou o selo Connected Smart Cities (CSC) de Boas Práticas em Cidades Inteligentes – Nível Ouro e Prata no Connected Smart Cities & Mobility, em São Paulo, na noite desta quarta-feira (24/9). O Vice-prefeito Edson Néspolo recebeu as distinções, acompanhado pela secretária da Administração, Tecnologia e Inovação, Grégora Fortuna dos Passos e o superintendente de Governança Pública Municipal, Samuel Rodrigues Adami.
Caxias do Sul participa pela segunda vez do evento Cidades CSC, que premia com o Selo Cidades CSC, ferramenta para incentivar o desenvolvimento e reconhecer as boas práticas em cidades. Neste ano, pela primeira vez, também foi agraciada com o Selo CSC: Ecossistemas de Inovação, Nível Prata. “Recebemos o Selo CSC: Cidades Inteligentes Nível Ouro, subindo a categoria em relação ao ano passado, que foi Bronze”, celebra a secretária Grégora.
O selo CSC é uma distinção que reconhece boas práticas de cidades, nas modalidades Diamante, Ouro, Prata, Bronze e categoria Aspiracional. O selo da categoria ouro foi concedido a Caxias do Sul e a outras 10 cidades, incluindo as capitais Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia (GO), Maceió/AL e Rio de Janeiro/RJ.
“Fomos agraciados com um dos maiores prêmios da América Latina de Cidades Inteligentes. Esse prêmio se deve a Prefeitura de Caxias ter saltado em questão de tecnologia, inovação e ecossistema, do selo bronze para o ouro. Trabalho conjunto de toda a nossa Prefeitura, mas também da comunidade, com a nossa universidade e a iniciativa privada. Então dividimos esta conquista com todos. Mais importante que isso é dizer que Caxias do Sul está buscando se aperfeiçoar ainda mais e estamos prestes assinar o contrato de empréstimo de R$ 300 milhões para investimento no Prodigital, a prestação de serviço irá melhorar em muito, saúde, educação e em várias áreas na nossa cidade. E agora estamos com o desafio: ganhamos ouro e vamos buscar o nível diamante nos próximos anos”, avaliou Néspolo ao receber o prêmio.
O Connected Smart Cities é reconhecido como a principal plataforma de Cidades Inteligentes no Brasil envolvendo empresas, entidades, universidades e governos e tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias que contribuem com a formação de cidades mais inteligentes e conectadas entre si, sejam elas pequenas, médias ou megacidades.
Foto Divulgação Prefeitura de Caxias