Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Canta Caxias chega à 26ª edição com diversidade de repertórios e grupos de várias regiões

Festival de coros tem apresentações gratuitas na Casa da Cultura e contará com participação diária do Coro Municipal.
O tradicional Canta Caxias, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura, chega à sua 26ª edição celebrando a diversidade do canto coral com apresentações gratuitas na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, de 18 a 22 de junho, no Teatro Pedro Parenti. Os espetáculos iniciam às 19h30 nos dias 18, 19 e 20, e às 18h nos dias 21 e 22. A entrada é franca, com sugestão de doação de 1kg de alimento não perecível. Os ingressos devem ser retirados antecipadamente na bilheteria da Casa da Cultura, das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Também haverá distribuição de ingressos na hora, com início duas horas antes dos espetáculos, conforme disponibilidade.
O evento reúne 24 grupos vocais, incluindo coros infantojuvenis, adultos e seniores, vindos de diferentes regiões, e conta com a participação diária do Coro Municipal de Caxias do Sul. Na abertura do festival, o Coro Municipal interpreta o Hino de Caxias do Sul, peça que se tornou uma marca do evento ao longo dos anos. Nos demais dias, o grupo apresenta um repertório variado, construído entre 2023 e 2025, com obras populares, eruditas, sacras e seculares, em uma amostra das diferentes frentes de atuação do coro.
Este ano, o festival não segue um tema específico, oferecendo liberdade para que cada grupo traga ao palco as propostas que desejar. Segundo o regente do Coro Municipal, Artur Stockmans Teixeira, essa abertura amplia a representatividade musical do encontro:
“Mesmo sem um tema, cada edição é única. Os grupos mudam, os repertórios se renovam e o público também traz um olhar novo. É essa constante transformação que mantém o Canta Caxias vivo e relevante”.
A preparação do evento começou no início do ano, com reserva antecipada do teatro e envio de convites a coros específicos, além da abertura de inscrições para grupos de outras regiões. Neste ano, a organização optou por reduzir o número total de grupos em relação a edições anteriores, permitindo que cada um tenha mais tempo de apresentação. O público poderá assistir a seis coros juvenis ou infantojuvenis, quatro coros seniores e 14 grupos adultos.
Um dos momentos especiais desta edição será o encerramento do festival, no domingo, 22 de junho, quando o Coro Municipal se une ao Coro Sênior Municipal em uma apresentação conjunta inédita, reunindo mais de 60 vozes no palco.
Para o regente, o Canta Caxias é uma vitrine essencial para a produção coral da cidade e da região: “É uma mostra potente da pluralidade vocal. Grupos locais e visitantes dividem o palco com repertórios que dialogam com diferentes culturas e histórias. O público tem a chance de conhecer trabalhos de ascendência italiana, alemã, judaica, árabe… É um convite à escuta, à empatia e à descoberta”.
Além de integrar as comemorações do aniversário de Caxias do Sul, o festival se firma como um espaço democrático e formativo para o canto coral. A cada edição, reafirma o seu papel de valorização da arte coletiva e da convivência por meio da música. Em 2024, mais de 1,6 mil pessoas prestigiaram o festival.

Programação do 26º Canta Caxias:

18 de junho (terça-feira), 19h30

  • Grupo de Canto Vozes do Sul
  • Coral Anima & Cuore
  • Coro Expressões da Serra
  • Coro Vozes da Casa
  • Coro Juvenil Unimed
  • Vocal Ponto Tom

19 de junho (quarta-feira), 19h30

  • Coro Municipal de Caxias do Sul
  • Coro Vozes de Feliz
  • Coro Infantojuvenil do Moinho/UCS
  • Coro Juvenil do Moinho/UCS
  • Coro Municipal de Flores da Cunha
  • Coral São Braz

20 de junho (quinta-feira), 19h30

  • Coro Municipal de Caxias do Sul
  • Grupo Vocal Fermata em Canto
  • Coro Nova Trento
  • Coral Radize D’Itália

21 de junho (sexta-feira), 18h

  • Coro Municipal de Caxias do Sul
  • Coral Porto em Canto
  • Grupo Coral Vozes de Montenegro
  • Coro Canarinhos de São Valentim
  • Vocal Nota Livre

22 de junho (sábado), 18h

  • Coro Cênico Encanta
  • Coro Tramontina
  • Coral Infantojuvenil Canarinhos de Farroupilha
  • Instituto Musical Canarinhos de Bento Gonçalves
  • Coro Sênior Municipal de Caxias do Sul
  • Coro Municipal de Caxias do Sul

Foto: Rodrigo Rossi

Deixe seu comentário:

Segue lá

Publicidade

Menu

Curta no social

Mensagem do Editor:

Queridos seguidores. Nossa profunda e sincera gratidão pelo prestígio que vocês nos oferecem ao acessar nosso Portal e ouvirem a Rádio Sabe. Este é um espaço de relações públicas que não existiria sem o carinho e atenção de vocês. Sigam conosco. Trabalhamos sempre para o melhor da sociedade. Pensando bem, dá para ser feliz. Grande abraço. Att. Miguel Brambilla – Editor: MTB: 10.712

Podcast TEORIA DE TUDO