Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Black Friday terá reforço na segurança em Caxias do Sul

Operação do Sindilojas Caxias e da Brigada Militar intensifica policiamento até dia 30 de novembro

A Operação Black Friday de 2025 teve seu evento de lançamento realizado no dia 17 de novembro pelo Sindilojas Caxias, em parceria com a Brigada Militar. Garantindo a segurança de comerciantes e consumidores durante esse período de compras de final de ano e de pagamento da primeira parcela do 13º salário, a ação reforçará o policiamento na região central de Caxias do Sul (RS) até o dia 30 de novembro.

O presidente do Sindilojas Caxias, Rossano Boff, afirmou que a ação chega justamente nesse momento em que o comércio puxa o ritmo da economia local. “Esse trabalho extra de segurança dá mais tranquilidade para quem vai às compras e também para quem está atrás do balcão, especialmente diante dos furtos menores que costumam acontecer”, observou.

O Comandante da Guarda Municipal (GM), César Leandro Soares, apontou que, no período de duração da operação, haverá plantão da Guarda Municipal na praça Dante Alighieri 24 horas por dia.

Após, o Tenente Coronel Márcio Borba Fernandes, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), apresentou alguns indicadores criminais. Em situações como roubos a pedestres, estabelecimentos e de veículos, os números reduziram. “Em Caxias do Sul, percebemos uma situação controlada e satisfatória, com redução de 50% em relação a 2024, sendo o ano mais seguro dos últimos 15 anos”, afirmou.

Foram citados números até outubro de 2025, onde constam 51.785 pessoas abordadas, 11.691 ocorrências atendidas, 12.826 veículos fiscalizados, 244 foragidos recapturados, 2.144 prisões em flagrante, 246 armas apreendidas e 806 kg de drogas apreendidas.

Segundo o Tenente Coronel, integração, investimento e inteligência têm reduzido os índices, proporcionando que 2025 resulte em dados muito melhores, mas ainda é necessário manter cuidados. “É comum que, durante as festas natalinas, intensifiquem roubos a estabelecimentos comerciais. A preocupação da polícia é priorizar as pessoas, porém, cada vez mais o cuidado com segurança pública envolve também que as pessoas tenham medidas próprias de segurança”, alerta.

O planejamento operacional para a Operação Black Friday reunirá ações de inteligência para identificar horários e locais de maior circulação de pessoas, além de definir eixos estratégicos de policiamento no centro e zonas comerciais de Caxias do Sul, com maior fluxo de pedestres e locais com histórico de furtos e ocorrências patrimoniais. Ainda, disponibilizará uma base móvel comunitária na Praça Dante, além de realizar visitas de aproximação a lojistas, patrulhamento noturno, policiamento com cães, uso de motocicletas e reforço no efetivo do 12º BPM, que atualmente conta com a média diária de 88 policiais militares e 39 viaturas. “É importante conscientizar o comerciante sobre registro de ocorrência. Liguem para 190 indicando pessoas suspeitas”, enfatizou.

Em sua fala, o Delegado Regional da Polícia Civil, Augusto Cavalheiro Neto, comentou sobre como a criminalidade vê na circulação de dinheiro uma oportunidade para delitos. “Criminosos migram de atividades de acordo com as oportunidades. O esforço conjunto com a GM e a BM resultou na captura de 413 foragidos na área central da cidade nesse ano, o que contribui com a segurança.” Comentou também que a principal ferramenta é a conscientização das pessoas em casos de estelionato, elencando tipos de golpes por Pix, WhatsApp e sites falsos, entre outros.

Entre os presentes, também estavam Secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Delegado Paulo Roberto Rosa da Silva, Vice-presidente do Comércio da -, CIC Idalice Manchini, Presidente da ACOMAC, Márcio Fiorio, Diretor de Segurança da CDL, Roberto Vidor, e Diretor Executivo do Sindigêneros, Vanderlei Fantinel.

A Operação Black Friday também conta com o apoio das entidades CDL Caxias, CIC Caxias e Sindigêneros Caxias, além da participação de órgãos de segurança como Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e CRPO Serra, Guarda Municipal e da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, de Transportes e Mobilidade Urbana.

Crédito da foto: Divulgação/Sindilojas

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe seu comentário:

Publicidade

Menu

Curta no social

Mensagem do Editor:

Queridos seguidores. Nossa profunda e sincera gratidão pelo prestígio que vocês nos oferecem ao acessar nosso Portal e ouvirem a Rádio Sabe. Este é um espaço de relações públicas que não existiria sem o carinho e atenção de vocês. Sigam conosco. Trabalhamos sempre para o melhor da sociedade. Pensando bem, dá para ser feliz. Grande abraço. Att. Miguel Brambilla – Editor: MTB: 10.712

Podcast TEORIA DE TUDO