
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:


Matheus Oliverio e Cíntia Santos@Divulgação
Bailarino da Portela e casal de Mestre Sala e Porta–Bandeira da Mangueira participam do desfile da agremiação caxiense, que tem pelo segundo ano uma mulher organizando sua Comissão de Frente
Determinada a fazer um grande desfile no Carnaval de Rua de Caxias do Sul, Escola Pérola Negra vai ter reforços cariocas na Sinimbu no próximo dia 28. A agremiação terá como convidados especiais o casal de Mestre Sala e Porta-Bandeira formado por Matheus Olivero e Cintya Santos, que integram a Estação Primeira de Mangueira, além do bailarino Daniel Brasil, que integrou a Comissão de Frente da Portela no desfile deste ano. As duas presenças reforçam a determinação da Pérola em brilhar na avenida com o enredo “O Sonho de um Menino se Transforma em Aquarela, Salve o Presidente Cafu o brilho eterno de um sambista”.
Daniel Brasil vem se juntar à Comissão de Frente da Pérola Negra, que pelo segundo ano tem à frente a bailarina e coreógrafa Vanessa Carraro. O bailarino carioca conta que se encantou com o trabalho e a determinação da coreógrafa em compor uma Comissão de Frente formada majoritariamente por mulheres.
“Conheci a escola através da Neila Bonone, uma amiga da dança que compõe a comissão e consequentemente acabei conhecendo a Vanessa, que é amiga dela. Eu vejo como um merecimento ter uma mulher coreografando a Comissão de Frente. Abre oportunidade para as mulheres também terem sua vez e seu trabalho mostrado em um lugar que na maioria das vezes é ocupado por homens”, diz Daniel.
Desafiando um ambiente notadamente ocupado por homens, pelo segundo ano consecutivo Vanessa Carraro está organizando e coreografando a Comissão de Frente da Pérola Negra.
“Sim, este é o meu segundo ano como coreografa da Comissão de Frente. Atualmente, atuo em um espaço ainda pouco ocupado por mulheres na avenida entre as escolas de samba de Caxias do Sul, e destaco também que a Comissão é composta, em sua maioria, por mulheres bailarinas, o que fortalece um posicionamento artístico e simbólico dentro do Carnaval.”
Para este ano, o trabalho dela é uma espécie de abre alas para o enredo da escola:
“A Comissão de Frente tem como proposta apresentar, de forma poética e simbólica, a trajetória do homenageado Tio Cafu, idealizador e fundador da Escola de Samba Pérola Negra. Ela representa o nascimento do sonho, a construção da escola, a resistência, a liderança e o legado deixado por ele dentro e fora do Carnaval”, diz a coreógrafa, destacando o sentido coletivo da proposta que será levada à Sinimbu:
“O trabalho foi construído de forma horizontal, sensível e coletiva, em diálogo constante com o carnavalesco Glademir Macedo, com a presidente Ligiane Rafaela Ferreira, e com as assistentes de coreografia Janaína Lopes e Neila Bonone, além da consultoria do Daniel Brasil.
Aliás, Daniel Brasil está pra lá de animado para desfilar no Carnaval caxiense:
“A expectativa é enorme em conhecer Caxias, a Escola e a Comissão. Estou muito ansioso e feliz em poder fazer parte desse momento com toda a escola e confiante em ganhar o campeonato”, diz Daniel, que desfila no Carnaval carioca desde 2013, tendo passado pela Grande Rio, União de Padre Miguel, Porto da Pedra, Império da Tijuca, Caprichosos de Pilares, Imperatriz e, neste ano, foi Xangô na Comissão de Frente da Portela.
Assim, com a presença do Mestre Sala e Porta-Bandeira Matheus Oliverio e Cintya Santos, da Mangueira, mais o reforço de Daniel Brasil na Comissão de Frente, a Pérola Negra está determinada a fazer um Carnaval memorável em 2026.
“Tem sido um processo desafiador e profundamente gratificante, especialmente pelo reconhecimento do público e das mídias. Os registros fotográficos e a divulgação oficial do Carnaval em Caxias desse ano vêm utilizando amplamente a imagem da nossa Comissão de Frente do ano passado da Pérola, evidenciando a força estética e simbólica do trabalho apresentado.
]A presidente da escola, Ligiane Rafaela Ferreira, destaca também o significado de trazer o casal de Mestre Sala e Porta Bandeira da Mangueira:
“A vinda da Cintya e do Matheus nos traz muita alegria pela grandiosidade que eles representam. A escola busca de engrandecer o Carnaval de Caxias. E também engrandece o nosso desfile pois é uma realização de um sonho que o nosso presidente fundador, Tio Cafu, tinha de conhecer o Rio de Janeiro e o carnaval de lá. Ele torcia pela Mangueira. Como não pode ir lá, então nós trouxemos um casal da Mangueira, que é referência de ancestralidade e negritude.”
Divulgação Sabe Caxias: