Turma EI Caxias do Sul – Acervo Hélice
Inteligência de mercado, economia prateada e plataforma de ajuda humanitária estão entre as propostas
Trabalhar a inovação de forma prática é uma das premissas da Escola da Inovação (EI), promovida pelo Instituto Hélice, em parceria com o Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e o Centro Universitário Uniftec. No dia 13 de dezembro, 31 alunos se somam aos mais de 170 já formados pela iniciativa. A apresentação dos projetos finais será a partir das 14h30, na Sala Florense, no Bloco M da UCS.
Na oportunidade, os estudantes apresentarão seus projetos para uma banca de avaliadores. Por meio da sua experiência de mercado, os profissionais instruirão os alunos sobre as possibilidades de cada ideia. A banca será composta por Vinicius Sonda, da FSG; Edson Maletz, do Trinopolo; Gabriel Pereira, da Marcopolo, e Tainá Martininghi Dall’Agno, da Metadados.
Dentre os projetos a serem apresentados estão: plataforma de inteligência de mercado sobre o comportamento dos clientes para municiar vendedores; plataforma de ajuda humanitária antes, durante e após desastres climáticos, com educação sobre prevenção, comportamento em momentos de crise e ajuda pós desastres; aprendizagem corporativa com o intuito de disseminar a cultura de inovação em pequenas e médias empresas da Serra Gaúcha; plataforma que conecte o público da terceira idade e seus familiares com profissionais que possam prestar serviços de apoio, companhia, transporte e tempo qualificado; e projeto de comunicação corporativa interna.
A EI conta com professores das três instituições de Ensino Superior, além de convidados. Trata-se de uma jornada imersiva, dividida em módulos: mentalidades, tecnologias emergentes e gestão da inovação. São abordados temas atuais como inteligência artificial, futuros, ESG (Ambiente, Social e Governança), lean startup, design, gestão de projetos de inovação, métodos ágeis, robótica, prototipagem, entre outros.
A apresentação é aberta ao público. Interessados em participar devem se inscrever pelo link:
https://wkf.ms/3K6ROhC.
Sobre o Instituto Hélice
O Instituto Hélice foi fundado em 2018 e é uma instituição sem fins lucrativos, que trabalha para desenvolver o ecossistema e a cultura de inovação da Serra Gaúcha. As ações ocorrem por meio de processos estruturados de inovação aberta junto às empresas associadas. Também promove eventos e formações junto à comunidade sobre o tema. Para ser uma empresa associada, basta entrar em contato pelo e-mail oi@helice.network e manifestar interesse. As seis empresas mantenedoras do Hélice são Florense, Marcopolo, Metadados, Soprano, Unimed Serra Gaúcha e Randoncorp.