
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Empreendimento concentra parte das atrações do III Festival Internacional do Leitor
Quindim, recebe exposição inédita, encontros com autores e atividades gratuitas em agosto
Entre os dias 12 e 23 de agosto, o Shopping Villagio Caxias será um dos principais pontos de encontro do III Festival Internacional do Leitor Quindim. A programação gratuita reúne autores brasileiros e internacionais, atividades para crianças, jovens e famílias, além de exposições, rodas de conversa e encontros literários que prometem transformar o empreendimento em um espaço dedicado à leitura, à cultura e à convivência.
O Villagio, que sedia o Instituto, receberá boa parte das atividades do festival em diferentes ambientes do shopping, incluindo o Espaço Lifestyle, reforçando sua vocação como um local de experiências culturais abertas à comunidade. Neste ano, o evento ganha dimensão internacional e amplia sua atuação com a realização simultânea do I Festival Internacional do Leitor Quindim Territórios e da Caravana de Leitores Quindim.
Ao todo, a expectativa é impactar cerca de 80 mil pessoas em Caxias do Sul, levando a literatura para escolas, comunidades, centros culturais e espaços públicos da cidade.
Um dos destaques da programação no Villagio será a exposição com os cinco finalistas do IX Prêmio AEILIJ, na categoria Imagens para a Infância, uma das principais premiações brasileiras da literatura infantil e juvenil. A mostra ficará aberta ao público durante o festival e terá uma característica especial: o júri popular será formado por crianças de até 12 anos, que escolherão a obra vencedora.
O Villagio também receberá parte da programação da Caravana de Leitores Quindim. Cerca de 900 estudantes de 20 escolas públicas municipais e estaduais participarão de atividades especialmente preparadas para estimular o contato com os livros e com os autores convidados. A programação contará ainda com importantes nomes da literatura nacional e internacional. Entre os convidados brasileiros estão Flávia Lins e Silva, Jeferson Tenório, Marcelino Freire, Marcia Tiburi, Marco Lucchesi, Natália Borges Polesso, Roger Mello, Sônia Rosa e Otávio Jr., entre outros. Do cenário internacional participam Ali Boozari (Irã), Jairo Buitrago (Colômbia), Paloma Valdivia (Chile), Roger Ycaza (Equador) e Silvia Castrillón (Colômbia).
O presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica, destaca que o Villagio se consolidou como um parceiro estratégico para a realização do festival. “Ter boa parte da programação ocorrendo no Villagio amplia o alcance do festival e facilita o acesso de milhares de leitores às atividades. Essa parceria fortalece nosso propósito de fazer da leitura uma experiência compartilhada por toda a comunidade.”
Mais informações sobre o Festival podem ser conferidas no site do Instituto Quindim: https://www.institutoquindim.
SERVIÇO
III Festival Internacional do Leitor Quindim
De 12 a 23 de agosto
Programação gratuita, confira em https://www.institutoquindim.
19h | Abertura oficial dos festivais
Crédito da foto em anexo: Marina Rech
Divulgação Sabe Caxias Multimídias – Desde 2010