
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Publicação que será lançada dia 17, às 15h30min, na Igreja Santo Sepulcro, reúne pesquisas dos autores Elenira Prux e Rodrigo Lopes
No próximo dia 17, às 15h30min, na Igreja Santo Sepulcro, será lançado o livro “Igreja Santo Sepulcro: Memórias de Fé e Arte”. Fruto de uma pesquisa realizada pelos autores Elenira Prux e Rodrigo Lopes, a obra registra a história desse patrimônio, evidenciando as pessoas envolvidas na sua concepção e construção, a religiosidade, e os aspectos arquitetônicos e artísticos que a diferenciam de outras igrejas.
A história do lugar começa no final do século XIX, quando o imigrante italiano Benvenuto Conte construiu um oratório particular em devoção ao Santo Sepulcro, na região que mais tarde se tornaria o bairro Nª Sr.ª de Lourdes. A publicação registra a história da família de Benvenuto Conte e sua dedicação à manutenção do espaço, que, aos poucos, virou referência para os caxienses da época. Desse pequeno oratório surgiu a igreja de alvenaria, inaugurada em 31 de janeiro de 1937.
As 124 páginas do livro também trazem informações sobre a história do Atelier Zambelli, que criou para o espaço uma escultura do Senhor dos Passos e outra de Nª Sr.ª das Dores, na década de 1940. Outro personagem que faz parte dessa história é o pintor Aldo Locatelli. Em 1952, Locatelli conclui a pintura mural A Ressurreição de Cristo, no altar da igreja. Mais um patrimônio significativo da edificação são os vitrais da Via Sacra, criados pela afamada Casa Veit, de Porto Alegre. Por fim, a publicação destaca as estátuas na cripta da igreja, criadas por Benvenuto Conte, com auxílio de Pietro Stangherlin.

IgrejaSantoSepulcro@Foto Liliane Giordano
PESQUISA EM ACERVOS
Conforme os autores, no decorrer da história do Santo Sepulcro houve um período de abandono, nas décadas de 1970 e 1980, quando a edificação sofreu ações de vandalismo, assaltos e até incêndio. Com o processo de recuperação, e a recente restauração, entregue em abril de 2025, o espaço reforça sua vocação para a devoção e peregrinação católica de caxienses e de visitantes de outras regiões do Estado e do país.
Para a feitura do livro, Elenira Prux e Rodrigo Lopes debruçaram-se durante um ano em matérias jornalísticas editadas ao longo do século 20 e publicações do Arquivo Histórico João Spadari Adami, de Caxias do Sul, além do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. Fundamental para o trabalho foi o acesso ao vasto acervo de antigas colaboradoras e voluntárias da Igreja de Nª Sr.ª de Lourdes. Documentos, livros de registros e fotografias auxiliaram na pesquisa e na organização do conteúdo.
O livro conta com textos dos Padres Jocimar Romio e Eleandro Telles, que falam da importância da Igreja do Santo Sepulcro para a cidade, a simbologia em torno da edificação e a sua relevância para a devoção católica. Signo de arte e fé, essa igreja mantém viva a tradição de reverenciar a Sexta-Feira Santa e o Domingo da Ressurreição. A publicação representa, também, o registro da contribuição e presença dos imigrantes italianos em Caxias do Sul, intrínseca às comemorações dos 150 Anos da Imigração Italiana na Região Nordeste do Rio Grande do Sul, celebrados em 2025.
Com projeto gráfico do designer Marco Verdi e fotografias de Liliane Giordano, Rodrigo Lopes e do Arquivo Municipal João Spadari Adami, o livro nasce como um documento histórico para pesquisa e referências nos ambientes educativos e culturais. Para tanto, serão distribuídos exemplares às 83 escolas municipais e às 56 escolas estaduais de Caxias do Sul. A obra também será doada ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, ao Museu Municipal Maria Clary Frigeri Horn, faculdades, entidades culturais e artísticas da cidade, e ao Governo do Estado.

IgrejaSantoSepulcro@Foto Gui Birck
ACESSIBILIDADE
O livro conta com uma versão em PDF acessível para leitor de tela a partir de QR Code disponível na publicação e em canais digitais gratuitos e com ampla divulgação. O recurso reúne audiodescrição das imagens e texto estruturado para leitura por leitores de tela, ampliando o acesso de pessoas com deficiência visual.
A produção cultural do projeto é de Cristina Nora Calcagnotto, e o proponente é o jornalista cultural Carlinhos Santos. No lançamento, aberto ao público, haverá interpretação em libras e audiodescrição.
O projeto Igreja Santo Sepulcro: Memórias de Fé e Arte foi contemplado pelo Edital SEDAC nº 31/2024 PNAB RS – Memória e Patrimônio.
AGENDE-SE
O quê: lançamento do livro “Igreja Santo Sepulcro: Memórias de Fé e Arte”, dos autores Elenira Prux e Rodrigo Lopes.
Quando: dia 17 de maio, às 15h30min.
Onde: Igreja Santo Sepulcro (Av. Júlio de Castilhos, 672, bairro Nossa Senhora de Lourdes – Caxias do Sul).
Quanto: Entrada franca
Divulgação Sabe Caxias multimídias – desde 2010